Notícia
Costa quer que Portugal seja "exportador de energia verde"
"Temos capacidade e ambição de passar de importadores de energia fóssil a exportadores de energia verde", afirmou o primeiro-ministro na COP27.
"Temos capacidade e ambição de passar de importadores de energia fóssil a exportadores de energia verde. Hoje, as energias renováveis representam já cerca de 60% da eletricidade consumida, e o nosso objetivo é crescer para 80% até 2026", disse António Costa em Sharm el-Sheikh, no Egito.
Costa classificou os objetivos ambientais de Portugal como "ambiciosos", mas necessários. "Acreditamos que a transição energética justa pode ser sinónimo de crescimento e prosperidade e económica. Mas é, acima de tudo, um imperativo moral. Como líderes, devemos esta transição às nossas populações, ao resto do mundo e às gerações futuras", afirmou.
A realidade "muito dolorosa" dos incêndios
O primeiro-ministro quis ainda deixar "uma palavra muito dolorosa sobre os incêndios florestais", uma realidade que todos os anos afeta Portugal e que "nem sempre é abordada neste fórum".
O chefe do Governo apelou à participação de "todos os países" na 8.ª International Wildland Fire Conference, que no próximo ano se vai realizar em Portugal, e "onde se pretende construir um referencial do risco de incêndio e um modelo de governança do mesmo".