Notícia
Costa promete mais terrenos públicos para construir habitação e novos benefícios fiscais
O Governo vai dedicar o Conselho de Ministros de 16 de fevereiro à habitação e aprovar nova legislação com medidas para incentivar a construção e apoiar o arrendamento jovem, anunciou o primeiro-ministro.
O Governo vai disponibilizar mais terrenos públicos para construção de habitação e avançar com "um forte incentivo à construção de habitação por promotores privados", anunciou esta segunda-feira o primeiro-ministro.
António Costa concretizou, em entrevista à RTP, que entre os incentivos aos privados estarão, "designadamente benefícios fiscais", sem, contudo, detalhar quais.
O novo pacote legislativo será aprovado no Conselho de Ministros do próximo dia 16 de fevereiro, que será dedicado exclusivamente à temática da habitação e "a nova ministra a vai apresentar um conjunto de medidas transversais", adiantou.
A nova legislação vai também incluir "incentivos para quem é proprietário colocar no mercado de arrendamento habitações que estejam com outro uso ou fora do mercado", acrescentou António Costa, sublinhando que uma das preocupações será a de "apoiar em particular os jovens no arrendamento para habitação".
A nova ministra da Habitação, Marina Gonçalves, tomou posse no início de janeiro, na sequência da saída do Governo de Pedro Nuno Santos, que até aí acumulava a pasta das Infraestruturas com a da Habitação. A ex-secretária de Estado passou a ministra com a missão de apresentar novas medidas para dar respostas aos problemas que enfrenta o setor da habitação, com falta de oferta no mercado e preços muito altos, nomeadamente nos grandes centros urbanos.
(notícia atualizada com mais informação)