Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Costa expressa pesar às famílias das vítimas da Madeira e a Angela Merkel

Pelo menos 28 pessoas morreram num acidente com um autocarro turístico hoje em Santa Cruz, na Madeira, disse o presidente do município, Filipe Sousa.

Lusa
17 de Abril de 2019 às 21:33
  • ...

O primeiro-ministro, António Costa, transmitiu hoje, em nome do Governo português, as "sentidas condolências" às famílias das vítimas do acidente com um autocarro turístico na Madeira e exprimiu o seu pesar à chanceler alemã, Angela Merkel.

 

Foi com profundo pesar que tomei conhecimento do trágico acidente na Madeira. A todas as famílias envolvidas transmito, em nome do governo português, as mais sentidas condolências", escreveu o líder do executivo, numa mensagem à qual a agência Lusa teve acesso.

 

António Costa envia também "uma palavra de consternação e apoio aos madeirenses e refere que já enviou uma mensagem à chanceler germânica.

 

"Também já tive a oportunidade de transmitir o voto de pesar à chanceler Angela Merkel, nesta hora difícil", acrescentou.

 

Pelo menos 28 pessoas morreram num acidente com um autocarro turístico hoje em Santa Cruz, na Madeira, disse o presidente do município, Filipe Sousa.

 

Entre as vítimas mortais há "vários cidadãos estrangeiros", segundo o Governo Regional.

 

No autocarro seguiam 51 pessoas, tendo 22 delas sido transportadas para o hospital com ferimentos de várias gravidades.

 

Marcelo exprime pesar aos familiares e vai falar com Presidente alemão

 

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, exprimiu hoje pesar aos familiares das vítimas do acidente com um autocarro turístico na Madeira, referindo ter a informação de que eram de nacionalidade alemã.

 

Em declarações no exterior do Palácio de Belém, em Lisboa, em direto para o Telejornal da RTP, Marcelo Rebelo de Sousa adiantou que irá falar com o seu Presidente alemão, Frank-Walter Steinmeier, na quinta-feira.

 

"Amanhã [quinta-feira] mesmo tinha aprazado uma conversa com o Presidente alemão. Aproveitarei para lhe apresentar o pesar do povo português pelo sucedido", disse o chefe de Estado.

 

Marcelo Rebelo de Sousa, que tinha planeado partir hoje à noite para a Madeira num avião da Força Aérea Portuguesa na sequência do acidente que provocou pelo menos 28 mortos, anunciou nestas declarações à RTP que adiou essa deslocação para dar prioridade ao transporte de feridos.

 

"Mas deixe-me que aproveite este momento para exprimir o pesar de todos os portugueses, sobretudo dirigido para os familiares das vítimas, ao que me dizem, todos alemães. Significa o pesar e a solidariedade num momento trágico para essas vidas, para essas famílias, para esses familiares", afirmou.

 

O Presidente da República manifestou também "solidariedade em relação ao povo madeirense, às suas autoridades em geral, mas ao povo madeirense" e deixou "uma palavra de apoio àqueles que têm trabalhado para enfrentar esta situação" e "uma palavra dirigida ao futuro".

 

"Este é um momento muito difícil, um momento de pesar, mas é um momento também de se olhar para o futuro da Madeira, e olhar para o futuro das relações da Madeira, que é uma região autónoma aberta a todo o mundo, com esse outro mundo", considerou.

 

Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "aquilo que aconteceu e que cala fundo no coração de todos os portugueses não pode de algum modo ensombrar aquilo que tem sido o contributo da Madeira nessa abertura ao mundo".

Ver comentários
Saber mais António Costa Angela Merkel chanceler alemã chanceler Angela Merkel
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio