Notícia
"Corrupção" eleita palavra de 2014
Depois de "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012) e "bombeiro" (2013), "corrupção" foi a palavra eleita pelos portugueses para sintetizar 2014, segundo uma votação realizada pela Porto Editora.
"Corrupção", que significa "uso de meios ilícitos para obter algo de alguém", foi considerada a palavra do ano, de 2014, segundo uma votação realizada pelo Grupo Porto Editora e na qual participaram 22.000 portugueses.
O grupo editorial revelou hoje que a segunda palavra mais votada pelos portugueses foi "xurdir", um regionalismo que significa "lutar pela vida" ou "fazer pela vida", e a terceira foi "selfie", um estrangeirismo adoptado pela língua portuguesa e que significa "autor-retrato", o acto de tirar uma fotografia a si próprio.
"Os vários casos de suspeita de corrupção que foram sendo conhecidos ao longo do ano passado, e a consequente atenção dada pelos 'media' que alimentou debates e conversas, terão influenciado a escolha feita pelos portugueses", justifica a editora.
O ano de 2014 ficou marcado por dois grandes casos judiciais com acusações de corrupção: O processo "Face Oculta", sobre uma suposta rede de corrupção que teria como objectivo o favorecimento do grupo empresarial de Manuel Godinho, e a operação "Labirinto", relacionada com os vistos 'gold'.
O ano ficou ainda marcado pela detenção do ex-primeiro-ministro José Sócrates, por suspeita de corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal qualificada.
Segundo a votação da "palavra do ano", feita pela Internet na página www.infopedia.pt, "corrupção" somou 25% dos votos.
As dez palavras que estavam em votação eram "banco", "basqueiro", "cibervadiagem", "corrupção", "ébola", "gamificação", "jihadismo", "legionela", "selfie" e "xurdir".
A Porto Editora realiza esta votação desde 2009, ano em que foi eleita a palavra "esmiuçar".
A esta juntam-se, em anos seguintes, as palavras "vuvuzela" (2010), "austeridade" (2011), "entroikado" (2012) e "bombeiro" (2013).