Notícia
Consumo dos portugueses cai para 85% da média europeia
Dados do Eurostat apontam para um ligeiro recuo no ano passado, o primeiro ano da pandemia, para 85% da média europeia. PIB per capita também recuou.
O consumo dos portugueses caiu no no ano passado para 85% da média europeia, de acordo com um indicador atualizado esta segunda-feira, dia 21 de junho, pelo Eurostat.
Trata-se de um recuo em relação ao que foi verificado em 2019, altura em que o indicador português correspondia a 86% da média europeia.
Em causa estão os dados que medem o consumo individual ("actual individual consumption per capita") em paridades de poder de compra. De acordo com o gabinete de estatísticas europeu, este indicador refere-se "a todos os bens e serviços efetivamente consumidos pelas famílias", quer através do que as famílias compram diretamente como através do que garante o Estado (como saúde e educação).
Em 2020, este indicador sobre o "bem-estar material das famílias", expresso em valores per capita e em paridades de poder de compra variou entre 61% e 131% da média dos 27 Estados-membros da União Europeia.
Portugal encontra-se no grupo de países que está abaixo da média, apresentando para 2020 um valor de 85%, abaixo dos 86% registados em 2019, o que revela um recuo na posição relativa de Portugal.
Entre 2005 e 2008 o indicador relativo a Portugal esteve acima dos 90%.
Os níveis mais elevados foram registados no Luxemburgo (31% acima da média), pela Alemanha (23% acima) e pela Dinamarca (21%) enquanto o mais baixo pela Bulgária (39% abaixo da média).
PIB per capita também recuou
Também o PIB per capita português ficou a 77% da média da União Europeia, recuando face aos anos anteriores, mostram ainda os indicadores do Eurostat.
O PIB per capita português caiu 2 pontos percentais face aos 79% verificados no ano anterior.
Entre meados dos anos 90 e 2010 esteve sempre acima dos 80% da média europeia, tendo chegado aos 85% em 2006.
Notícia atualizada com os dados relativos ao PIB per capita.