Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

ChatGPT lança motor de busca para concorrer com Google

A funcionalidade permite ter acesso a dados como cotações de ações, resultados desportivos, previsões meteorológicas, notícias e outras informações diretamente através do chatbot da OpenAI. Estará disponível ao público em geral nos próximos meses.

01 de Novembro de 2024 às 19:12
  • ...

O ChatGPT lançou na quinta-feira uma funcionalidade de pesquisa, intensificando a concorrência com a Google, da Alphabet, a empresa dominante no setor. O anúncio foi feito no site da OpenAI, empresa que detém o chatbot de inteligência artificial. "Pode obter respostas rápidas e oportunas com links para fontes relevantes na web, para as quais precisava antes de recorrer a um motor de busca", refere o comunicado. Após ter sido disponibilizada em alguns serviços premium, estará disponível ao público em geral nos próximos meses.

A funcionalidade permite obter dados atualizados sobre cotações de ações, resultados desportivos, o tempo, notícias e outras informações, exemplifica a empresa, pesquisando diretamente no ChatGPT, "de uma forma mais natural e intuitiva". Depois de obtidos as respostas aos dados solicitados, podem ser feitas perguntas de seguimento ao chatbot, "tal como numa conversa", garante a OpenAI. 

 

O Bing, motor de busca da Microsoft que já utiliza tecnologia da OpenAI, será uma das ferramentas utilizada para as pesquisas. A funcionalidade baseia-se no mais recente modelo de IA da OpenAI, o GPT-4o, e recorre a parcerias com fornecedoras de dados e vários grupos globais de media, que incluem a Associated Press, Axel Springer, Condé Nast, Financial Times, Hearst, Le Monde, News Corp, Prisa (dona do El País), Reuters, The Atlantic, e Time, entre outras organizações.

        

A pesquisa será feita automaticamente pelo ChatGPT com base nas questões, mas os utilizadores também poderão pesquisar diretamente na internet através de uma opção dentro do chatbot. As fontes das informações também estarão disponíveis através de links para artigos ou outros conteúdos.

Apesar de ser ainda altamente deficitária, esperando registar prejuízos este ano de mais de 5 mil milhões de dólares, de acordo com a CNBC, a OpenAI continua a conseguir angariar fundos em várias rondas de financiamento e linhas de crédito, estando avaliada neste momento em 157 mil milhões de dólares.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio