Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança na construção e obras públicas sobe em Fevereiro

A confiança dos empresários na construção e obras públicas cresceu em Fevereiro, devido ao desagravamento das perspectivas de emprego para os próximos meses, que ainda assim se mantêm em níveis historicamente baixos, diz o INE.

06 de Março de 2003 às 15:09
  • ...
A confiança dos empresários na construção e obras públicas cresceu em Fevereiro, devido ao desagravamento das perspectivas de emprego para os próximos meses, que ainda assim se mantêm em níveis historicamente baixos, diz o Instituto Nacional de Estatística (INE).

As opiniões relativas à carteira de encomendas mantiveram a tendência negativa dos últimos meses, não tendo o seu impacto sido suficiente para determinarem igual comportamento no indicador de confiança no mês corrente.

«A apreciação das empresas quanto à actividade do mês manteve uma evolução negativa, apenas se registando um comportamento menos desfavorável entre as empresas dedicadas à construção de obras públicas, à semelhança, aliás, do que se verificou com as apreciações relativas à carteira de encomendas», afirma o INE em comunicado.

A proporção de empresas não declarando obstáculos à actividade produtiva manteve?se a um nível historicamente baixo, mesmo que tenha aumentado ligeiramente face ao mês anterior.

«O factor limitativo mais frequente continuou a ser a insuficiência da procura, tendo sido também muito assinalado o factor ligado às condições climatéricas», segundo a mesma fonte.

Por tipo de obra, a proporção do número de empresas com obstáculos apenas aumentou na construção de obras públicas. Neste tipo de obra, além das preocupações quanto à insuficiência da procura e às condições climatéricas, ainda se verifica pelo segundo mês consecutivo a existência de uma proporção anormalmente elevada de empresas com falta de materiais de construção.

O indicador de preços praticados manteve-se a um nível baixo, embora se tenha registado um pequeno aumento no mês de Fevereiro.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio