Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos empresários alemães atinge nível mais elevado desde Abril de 2012

O índice que mede a confiança dos empresários alemães subiu em Novembro, dando sinais que a economia continua a recuperar.

17 - Alemanha
22 de Novembro de 2013 às 09:38
  • 2
  • ...

A confiança dos empresários na Alemanha cresceu em Novembro, reforçando os sinais de que a recuperação da economia europeia mantém-se, mesmo depois do crescimento do produto interno bruto (PIB) ter abrandado no terceiro trimestre do ano.

 

O índice do clima empresarial, calculado pelo instituto Ifo subiu para 109,3 pontos este mês, face aos 107,4 pontos registados no mês de Outubro. Esta leitura superou as estimativas dos economistas consultados pela agência Bloomberg, que antecipavam que o índice tivesse atingido 107,7 pontos, e representa o nível mais elevado desde Abril de 2012.

 

O banco central alemão, o Bundesbank, adiantou esta semana que a economia alemã mantém "o ritmo de crescimento sólido", com os indicadores a reforçarem esta indicação. A confiança dos investidores no país aumentou para máximos de quatro anos, em Novembro, enquanto o desemprego permaneceu em mínimos de quase duas décadas e as encomendas à indústria cresceram mais que os analistas antecipavam, em Setembro.

 

O gabinete de estatísticas alemão confirmou esta sexta-feira um crescimento do PIB de 0,3% no terceiro trimestre do ano, abaixo da expansão de 0,7% registada no trimestre anterior.

 

A liderar o crescimento da maior economia europeia esteve exclusivamente a procura interna, segundo a mesma fonte. O capital investido subiu 1,6% no último trimestre e a construção avançou 2,4%.

 

"A Alemanha está fundamentalmente forte, não apenas graças às suas exportações, mas em particular porque a procura interna está a aumentar", explicou Ulrike Rondorf, economista do Bankhaus Lampe, citado pela Bloomberg. O mesmo especialista prevê um crescimento sólido para o próximo ano, em torno de 1,5%.

Ver comentários
Saber mais Ifo confiança empresários Alemanha BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio