Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Confiança dos consumidores melhorou para máximo de 10 meses

O indicador de confiança dos consumidores melhorou em Março, de 40 pontos negativos para 37,8 pontos negativos, reforçando a tendência ascendente iniciada em Outubro e registando o melhor valor desde Junho de 2005.

04 de Abril de 2006 às 17:53
  • ...

O indicador de confiança dos consumidores melhorou em Março, de 40 pontos negativos para 37,8 pontos negativos, reforçando a tendência ascendente iniciada em Outubro e registando o melhor valor desde Junho de 2005.

«Para a evolução favorável de Março contribuíram positivamente todas as componentes do indicador, mas com particular intensidade as perspectivas de evolução da situação económica do país e do desemprego», refere o Instituto Nacional de Estatística (INE) no inquérito de conjuntura às empresas e consumidores.

As expectativas sobre a situação financeira do agregado familiar e económica do país continuaram a recuperar, compensando parcialmente os fortes agravamentos registados de Junho a Agosto de 2005. As perspectivas de realização de poupança registaram uma ligeira recuperação nos dois últimos meses, mantendo-se na proximidade do mínimo atingido em Setembro do ano passado, salienta o INE.

As perspectivas sobre a evolução do desemprego desagravaram-se nos dois últimos meses, contrariando a tendência desfavorável que se verificava desde Junho passado. As opiniões sobre a situação financeira do agregado familiar e económica do país recuperaram pelo quinto mês consecutivo, mas ainda sem compensar totalmente a deterioração dos meses anteriores.

A generalidade das restantes variáveis também recuperou, à excepção das opiniões sobre a compra de bens duradouros no momento actual e no futuro. «As opiniões relacionadas com a compra de bens duradouros no momento actual e no futuro apresentaram evoluções desfavoráveis em Fevereiro e, de forma mais intensa, em Março, aproximando-se novamente dos níveis mínimos das respectivas séries», diz o relatório do INE, salientando que as expectativas sobre a evolução dos preços mantêm uma tendência descendente desde Setembro de 2005.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio