Notícia
Confiança dos consumidores alemães cai pelo segundo mês consecutivo
O índice de confiança dos consumidores alemães desceu pelo segundo mês consecutivo devido ao aumento dos impostos previsto para o próximo ano. O índice compilado pela GfK AG, caiu de 9.2 para 8.7 pontos em Dezembro, anunciou a empresa de research.
O índice de confiança dos consumidores alemães desceu pelo segundo mês consecutivo devido ao aumento dos impostos previsto para o próximo ano. O índice compilado pela GfK AG, caiu de 9.2 para 8.7 pontos em Dezembro, anunciou a empresa de research.
Em Novembro, a confiança dos consumidores atingiu o nível mais alto dos últimos cinco anos.
O Governo da Alemanha vai aumentar o IVA a partir de 1 de Janeiro. Angela Merkel decidiu este aumento de impostos para reduzir o défice orçamental da maior economia da Europa. Além disso, pretende subir os custos de seguros de saúde.
A queda do índice de confiança "confirma que vai haver um colapso nos gastos de consumo no primeiro trimestre do próximo ano", disse Sebastian Wanke, economista no Deka Bank em Frankfurt, à Bloomberg.
"Significa que as pessoas ainda estão muito inseguras quanto à sua situação financeira, e isso deverá traduzir-se na redução dos gastos," acrescentou a mesma fonte.
O euro [eur] seguia a subir 0,11% para 1,3164 dólares.