Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Clearnet deixa de aceitar obrigações portuguesas como colateral

Cortes do "rating" de Portugal por parte da Fitch e da S&P justificam decisão da Câmara de Compensação e Liquidação LCH Clearnet.

  • 1
  • ...
A LCH Clearnet anunciou hoje que deixou de aceitar que os investidores entreguem obrigações portuguesas como colateral nos cabazes de dívida soberana. Segundo a Bloomberg, a câmara de compensação e liquidação tomou esta decisão, que ficará efectiva a partir de segunda-feira, depois de a S&P ter cortado o “rating” de Portugal em dois níveis, de A- para BBB.

A LCH é especialista em cobertura de risco em operações de mercado e permite aos seus clientes, entre outros serviços, que negoceiem montantes em dívida soberana superiores àquele que detêm em carteira. Para cobertura do risco da própria firma, o investidor tem de manter um depósito de segurança a que costuma chamar-se conta margem.

A agência, uma entidade que opera como intermediário nas transacções de activos financeiros e garante a execução de negócios bolsistas, procura com esta medida precaver-se de eventuais reestruturações em empréstimos a Portugal.

Ver comentários
Saber mais Clearnet LCH Portugal colateral dívida
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio