Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Cidadãos da UE querem intervenção nos preços do “roaming”

Um inquérito à escala europeia do Eurobarómetro, divulgado hoje, concluiu que "a esmagadora maioria dos cidadãos comunitários (70%)" é favorável a uma intervenção europeia "para que os preços da realização e recepção de chamadas em telemóveis durante as d

07 de Novembro de 2006 às 15:05
  • ...

Um inquérito à escala europeia do Eurobarómetro, divulgado hoje, concluiu que "a esmagadora maioria dos cidadãos comunitários (70%)" é favorável a uma intervenção europeia "para que os preços da realização e recepção de chamadas em telemóveis durante as deslocações a outros países da União Europeia não sejam substancialmente mais altos do que os praticados nas chamadas nacionais", segundo um comunicado da Comissão Europeia.

O mesmo documento aponta também que 68% dos europeus que responderam ao inquérito do Eurobarómetro "defendem uma intervenção comunitária para que baixem os preços das mensagens SMS em ‘roaming’". O inquérito foi realizado durante o mês de Setembro tendo respondido 24.565 pessoas dos 25 estados-membros da UE.

O Eurobarómetro concluiu igualmente que 79% dos europeus tem telemóvel e que 44% passaram a fronteira para outro país da UE nos últimos doze meses por motivos pessoais.

Mais longe do que é importante

Segundo o comunicado da CE, o inquérito refere também que "na sua maioria, os utilizadores de serviços de comunicações móveis recorrem muito menos ao telemóvel quando se deslocam ao estrangeiro", algo especialmente sentido nas camadas mais jovens da população (entre os 15 e os 24 anos) e nos estudantes em geral, onde 68% e 70% do total, respectivamente, confessa "fugir" do telemóvel quando se desloca a outro país da UE, apontando o "custo elevado" como o principal dissuasor.

O Eurobarómetro ainda revela que 15% da população europeia que viajou até outro Estado-membro da UE nos últimos doze meses, nem sequer levou o telemóvel consigo ou manteve-o desligado durante toda a estadia e que um quinto dos viajantes apenas utilizou o telefone móvel para mensagens escritas.

Os polacos (94%), eslovenos (94%), checos (90%), portugueses (90%) e lituanos (89%) são os viajantes que mais "fogem" ao "roaming" aquando das suas deslocações a outro país da União Europeia.

Ver comentários
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio