Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

China vai iniciar produção industrial da vacina contra a gripe das aves

A China anunciou hoje planos para a produção industrial de uma vacina para imunizar seres humanos contra o vírus H5N1, a estirpe mais perigosa do vírus que causa a gripe das aves, informou hoje a imprensa chinesa.

30 de Agosto de 2006 às 11:21
  • ...

A China anunciou hoje planos para a produção industrial de uma vacina para imunizar seres humanos contra o vírus H5N1, a estirpe mais perigosa do vírus que causa a gripe das aves, informou hoje a imprensa chinesa.

A farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, que vai fabricar a vacina, anunciou planos para a produção de 20 milhões de vacinas por ano durante os próximos cinco anos, após os testes clínicos iniciais terem demonstrado que a vacina é segura, refere a Nova China, a agência noticiosa oficial chinesa.

Segundo responsáveis da empresa, os 120 voluntários que se submeteram aos ensaios clínicos que terminaram em Junho não apresentaram quaisquer efeitos secundários adversos.

"Os resultados dos testes indicam que devemos expandir a nossa infra-estrutura de produção para inicia contra uma possível pandemia de gripe das aves", disse um porta-voz da Sinovac Biotech, citado pela Nova China.

A agência adianta também que a vacina deverá ainda ultrapassar mais duas fases de testes clínicos e laboratoriais.

O Instituto Americano de Alergias e Doenças Contagiosas está também a desenvolver uma vacina contra o H5N1.

As autoridades de saúde pública do mundo inteiro receiam que o vírus possa sofrer mutações que possibilitem a transmissão entre seres humanos, transformando-se numa pandemia.

A responsável da Organização Mundial de Saúde pelo combate à gripe aviária na China, Julie Hall, avisou hoje que as vacinas podem revelar-se inúteis em caso de pandemia, porque na altura já o vírus terá sofrido mutações.

Já morreram na China 14 pessoas infectadas pelo vírus, a última das quais a 12 de Julho, e registaram-se também dezenas de focos de contágio nas explorações de aves de capoeira do país.

O H5N1, que matou desde 2003 cerca de 140 pessoas, a maioria na Ásia, transmite-se entre aves de capoeira e, ocasionalmente, entre aves e seres humanos.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio