Notícia
Champô de Cavalo: O novo "falso" milagre
Depois das pulseiras "Power Balance" e dos cremes de "Baba de Caracol", agora a novidade é o "Champô de Cavalo", que ainda não é comercializado em Portugal.
15 de Fevereiro de 2012 às 13:36
Após as pulseiras “Power Balance”, os cremes “Babas de Caracol”, e as “Bagas de Goji”, chegou agora um novo produto que promete milagres: o champô de cavalo.
O produto ainda não é comercializado em Portugal mas é em Espanha, e a Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) espanhola já denunciou a “última moda”.
“Vendem o champô como a melhor maneira de fortalecer o cabelo e evitar a sua queda, porém no fundo não é mais que outro champô qualquer”, defende a organização.
O champô ganhou fama através da história de que eram utilizados para fortalecer as crinas dos cavalos antes dos seus desfiles, associado a uma forte publicidade. As campanhas dos fabricantes e as excelentes críticas que o champô recebeu das celebridades determinaram o sucesso do produto “como a melhor solução para os seres humanos”.
O elemento chave do champô, a biotina, também conhecida por B8 ou vitamina H, é “uma vitamina para muitos desconhecida e que neste caso serve como um ‘álibi científico’ para vender um novo produto”, alerta a OCU. A organização adverte ainda que “não existem evidências científicas suficientes que comprovem que o champô funcione”.
A fabricante das pulseiras "Power Balance" pediu falência em Novembro após ter recebido um grande fluxo de acções judiciais, meses depois do seu distribuidor australiano ter entrado em conflito com a Autoridade Reguladora da Concorrência devido a falsas promessas do produto.
As queixas surgiram devido à promessa de que a pulseira melhorava o desempenho atlético de quem a usasse, apesar da pulseira não ter sido testada cientificamente e não ter evidências da veracidade da sua propaganda.
O produto ainda não é comercializado em Portugal mas é em Espanha, e a Organização de Consumidores e Utilizadores (OCU) espanhola já denunciou a “última moda”.
O champô ganhou fama através da história de que eram utilizados para fortalecer as crinas dos cavalos antes dos seus desfiles, associado a uma forte publicidade. As campanhas dos fabricantes e as excelentes críticas que o champô recebeu das celebridades determinaram o sucesso do produto “como a melhor solução para os seres humanos”.
O elemento chave do champô, a biotina, também conhecida por B8 ou vitamina H, é “uma vitamina para muitos desconhecida e que neste caso serve como um ‘álibi científico’ para vender um novo produto”, alerta a OCU. A organização adverte ainda que “não existem evidências científicas suficientes que comprovem que o champô funcione”.
A fabricante das pulseiras "Power Balance" pediu falência em Novembro após ter recebido um grande fluxo de acções judiciais, meses depois do seu distribuidor australiano ter entrado em conflito com a Autoridade Reguladora da Concorrência devido a falsas promessas do produto.
As queixas surgiram devido à promessa de que a pulseira melhorava o desempenho atlético de quem a usasse, apesar da pulseira não ter sido testada cientificamente e não ter evidências da veracidade da sua propaganda.