Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Candidato às eleições gregas elogia trabalho feito por Portugal

O presidente do PSD, Pedro Passos Coelho, recebeu esta manhã na sede do partido o líder da Nova Democracia, o maior partido conservador grego, Antonis Samaras, que teceu elogios ao trabalho desenvolvido pelo Governo português nos últimos meses.

25 de Março de 2012 às 13:55
  • ...
"Foi uma reunião muito produtiva, onde analisámos os problemas que a Europa vive hoje. Problemas políticos e económicos, estes, que afectam sobretudo os países do Sul. Há muita solidariedade entre os dois partidos [o português PSD e o grego Nova Democracia], que são da mesma família política", afirmou Samaras em declarações aos jornalistas, após o fim da reunião que durou pouco mais de meia-hora, na Lapa, em Lisboa. Samaras desejou a Passos Coelho, primeiro-ministro português, que continue a ter "sucesso", como os que considerou existirem até ao momento nos esforços para reequilibrar as contas públicas.

"Após as eleições na Grécia, se formos eleitos, esperamos ter o mesmo sucesso", afirmou o responsável que concorrerá ao cargo de primeiro-ministro helénico nas próximas eleições, que ainda não têm data 100 por cento definida mas que se poderão realizar-se a 29 de Abril ou a 6 de Maio, segundo a informação avançada pela imprensa grega.

No encontro também participou Vítor Gaspar, o ministro das Finanças, bem como alguns membros da Nova Democracia, que poderão vir a integrar o Executivo na Grécia, caso vençam as eleições legislativas. De acordo com as sondagens mais recentes, o partido liderado por Samaras está à frente nas intenções de voto, com uma margem confortável.

Samaras está a fazer um périplo por várias capitais europeias (antes de vir a Lisboa, já esteve em Madrid), visitando os partidos destes países que têm maior afinidade política com a Nova Democracia.

"É importante que haja uma orientação para o crescimento económico para que seja possível recuperar da actual situação", considerou o político grego, revelando que também discutiu com Passos Coelho os "problemas da emigração".

O responsável, que não esteve disponível para responder a questões dos jornalistas, deixou no final da sua curta declaração a promessa de serem promovidas novas iniciativas que aproximem o PSD e a Nova Democracia: "Teremos novas oportunidades para os dois partidos colaborarem", frisou.

Também o presidente do PSD optou não prestar quaisquer declarações à comunicação social, partindo para participar no último dia do congresso do seu partido, que decorre no Parque das Nações, em Lisboa.

Antonis Samaras é presidente do partido da Nova Democracia e um dos principais candidatos às eleições legislativas antecipadas na Grécia, que deverão ocorrer ou no final do mês de Abril ou já em Maio.

Portugal e a Grécia, a par da Irlanda, são os países europeus que estão a receber ajuda internacional de forma a ultrapassarem a pressão dos mercados devido ao problema da crise da dívida soberana.


Ver comentários
Saber mais Grécia Nova Democracia Antonis Samaras Passos Coelho
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio