Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bush quer Alan Greenspan com novo mandato à frente da Fed

O presidente dos Estados Unidos George Bush anunciou hoje que vai nomear Alan Greenspan, com 78 anos, para o seu quinto mandato de quatro anos como presidente da Reserva Federal.

18 de Maio de 2004 às 18:55
  • ...

O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, anunciou hoje que vai nomear Alan Greenspan, com 78 anos, para o seu quinto mandato de quatro anos como presidente da Reserva Federal.

«Alan Greenspan tem feito um trabalho soberbo», disse Bush, numa declaração lida hoje aos jornalistas pelo porta-voz da Casa Branca, Scott McClellan.

O actual quarto mandato de Greenspan - que foi nomeado pela primeira vez em 1987 por Ronald Reagan - como presidente da Fed expira no próximo dia 20 de Junho, e o actual cargo de Governador acaba em Fevereiro de 2006, mas o Senado poderá aprovar a continuação de Greenspan como líder máximo da Fed para além desta data.

Esta renomeação terá de ser aprovada pelo Senado e o actual candidato presidencial, Jonh Kerry, também já tinha revelado que apoiava um novo mandato para Greenspan.

Greenspan, que tem 78 anos de idade, é presidente do banco central mais poderoso do mundo há 16 anos, período durante o qual os Estados Unidos tiveram quatro presidentes e a maior economia do mundo atravessou duas recessões, tendo cada uma durado cerca de oito meses.

Caso cumpra na totalidade o quinto mandato, Greenspan será o presidente da Fed pelo período mais longo desde os 19 anos do mandato de William McChesney.

Enquanto líder do banco central Greenspan conseguiu que a economia voltasse a apresentar uma inflação baixa e registasse, entre 1991 e 2001, o período de expansão mais longo desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Actualmente, o principal desafio do presidente da Fed, é assegurar que o crescimento na maior economia do mundo permaneça robusto, com fracas pressões inflacionistas. Para isso, tal como já alertou, deverá iniciar-se em breve um ciclo de subidas nos juros nos Estados Unidos, que está actualmente em 1%, o valor mais baixo dos últimos 46 anos.

Elogiado por grande parte dos economistas, as poucas falhas apontadas a Greenspan prendem-se com o facto de não ter conseguido antecipar e prevenir o esvaziamento da bolha «dotcom» em Março de 2000.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio