Notícia
Bombeiros, elementos do INEM e da GNR já seguiram para a Madeira
A Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) disse que partiram esta noite para combater os incêndios na Madeira 20 bombeiros, assim como elementos do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR e do INEM.
O primeiro-ministro anunciou hoje a decisão de enviar uma equipa de 36 elementos para ajudar no combate aos incêndios na Madeira, que partiu hoje às 22:30 num avião da Força Aérea.
"O Governo Regional da Madeira solicitou apoio para a situação que está a ocorrer no Funchal e hoje mesmo um avião da Força Aérea transportará o segundo comandante nacional, acompanhado por uma equipa formada por elementos do GIPS (Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro) da GNR, por bombeiros profissionais e por bombeiros voluntários e elementos do INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica)", disse o primeiro-ministro, António Costa, em declarações aos jornalistas depois de uma reunião na Autoridade Nacional de Protecção Civil, em Carnaxide.
A ANPC explicou, em comunicado, que a força de combate a incêndios é "constituída por dez bombeiros, dez elementos da Força Especial Bombeiros (FEB) da ANPC, dez elementos do Grupo de Intervenção Protecção e Socorro da GNR (GIPS), cinco elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e três elementos de apoio da ANPC".
O vento forte e as elevadas temperaturas fizeram com que o fogo que lavra nas zonas altas do concelho desde a tarde de segunda-feira descesse até ao centro da cidade, estando já no centro histórico.