Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Bolsa espanhola afunda com queda das imobiliárias

O IBEX-35, o principal índice da bolsa espanhola, afundava quase 3%, arrastado pelas empresas ligadas ao ramo imobiliário, numa altura em que se volta a falar na “bolha” no mercado espanhol. A Astroc Mediterraneo é a face mais visível da crise: afundou on

24 de Abril de 2007 às 11:32
  • ...

O IBEX-35, o principal índice da bolsa espanhola, afundava quase 3%, arrastado pelas empresas ligadas ao ramo imobiliário, numa altura em que se volta a falar na "bolha" no mercado espanhol. A Astroc Mediterraneo é a face mais visível da crise: afundou ontem 37% e hoje volta a derrapar 25%.

O índice de referência espanhol, o IBEX-35 [ibex] está a ser o índice europeu mais penalizado da Europa, cedendo 2,15%, tendo já chegado a recuar mais de 3% durante a negociação de hoje, numa sessão em que nenhuma das cotadas evita o sinal negativo.

Os títulos das empresas ligadas ao sector imobiliário estão a liderar as perdas e a influenciar a movimentação dos restantes títulos no mercado. A especulação de que os preços das propriedades tenham atingido o seu pico está a provocar fortes quedas na cotação de títulos como a Astroc Mediterrâneo.

Esta companhia imobiliária encerrou a sessão de ontem a cair mais de 37%, mas a tendência negativa segue na sessão de hoje e as acções da Astroc Mediterrâneo afundaram já um máximo de 25% durante a negociação.

"Toda a gente sabe que há uma ‘bolha’ no mercado imobiliário espanhol", afirmou Christophe Ochsner, da Venture Finanzas, à Bloomberg, acrescentando que "a queda iniciou-se com a Astroc e contaminou o resto do sector". Na sessão de hoje, a Montebalito e o Grupo Inmocaral, a segunda maior imobiliária de Espanha, recuam mais de 18%.

Os receios de quebra no ramo imobiliário estão também a afectar os títulos do sector financeiro, responsáveis pelos financiamentos para aquisição de habitação, com o BBVA a encabeçar as quedas, ao desvalorizar mais de 2,5% na negociação de hoje.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio