Notícia
Bill Gates é o mais rico do mundo pelo quarto ano, Trump cai e Bezos chega ao pódio
A revista Forbes divulgou a lista dos mais ricos do mundo em 2017, liderada pelo quarto ano consecutivo pelo fundador da Microsoft. Seguem-se Warren Buffett, Jeff Bezos, Amancio Ortega e Mark Zuckerberg. Em 2017 a fortuna dos mais ricos aumentou em 18% face ao ano passado, para um valor recorde. A de Donald Trump caiu.
Bill Gates continua em 2017 a ser a pessoa mais rica do mundo pelo 18º. ano dos últimos 23, com uma fortuna avaliada em 86 mil milhões de dólares. A revista Forbes revelou esta segunda-feira, 20 de Março, a lista actualizada das pessoas mais ricas do mundo, um ranking predominantemente ocupado por homens, embora surjam duas mulheres entre os detentores das 20 maiores fortunas.
Mas se Bill Gates viu o conteúdo dos seus cofres aumentar em 11 mil milhões de dólares face ao ano passado, o que lhe garante a liderança pelo quarto ano consecutivo, o multimilionário com melhor desempenho relativamente a 2016 foi Jeff Bezos, que viu o seu pecúlio crescer em 27,6 mil milhões de dólares para um valor total de 72,8 mil milhões de dólares em 2017.
O dono da Amazon integra assim pela primeira vez o pódio dos mais ricos do mundo, tendo escalado da 5ª. posição para o terceiro lugar. Entre Bates e Bezos aparece Warren Buffet, com o dono da Berkshire Hathaway a conseguir o segundo melhor registo de entre todos os multimilionários. Buffet viu a sua fortuna crescer em 14,8 mil milhões de dólares para 75,6 mil milhões de dólares, o que lhe permitiu recuperar o segundo lugar que em 2016 era detido pelo espanhol Amancio Ortega.
O galego e dono da cadeia de lojas Zara caiu de segundo para quarto mais rico do mundo, pese embora entre 2016 e 2017 o seu pecúlio tenha crescido 4,3 mil milhões de dólares.
Já Mark Zuckerberg, fundador da rede social Facebook, subiu para o TOP-5 pela primeira vez, depois de ver entrar nos seus cofres 11,4 mil milhões de dólares, o que elevou para 56 mil milhões de dólares o valor total da sua riqueza.
Nota ainda para o mexicano Carlos Slim que deixa de aparecer no TOP-5 pela primeira vez em 12 anos, caindo para a sexta posição com uma fortuna avaliada em 54,5 mil milhões de dólares. Carlos Slim e Amancio Ortega são os únicos cidadãos sem nacionalidade norte-americana a surgir no TOP-10 dos mais ricos do mundo.
Trump está menos milionário
Os EUA lideraram a lista de países com maior número de bilionários – são agora 565. Segue-se a China, com 319 bilionários, e a Alemanha com 114.
No caso dos Estados Unidos, o crescimento dos seus bilionários é essencialmente explicado pela valorização das bolsas registada desde a eleição de Donald Trump, em Novembro de 2016. Já o próprio Trump caiu 220 lugares para se situar no 544.º posto dos mais ricos, devido à relativa retracção do sector imobiliário em Manhattan, onde radica 40% da fortuna do agora presidente dos Estados Unidos, globalmente avaliada em 3,5 mil milhões de dólares.
A revista Forbes salienta que os últimos 12 meses foram positivos para as pessoas mais ricas do planeta, uma vez que o número total de multimilionários aumentou em 13% para 2.043 pessoas face aos 1.810 verificados em 2016. Nunca houve tantos multimilionários no mundo.
Nota ainda para Liliane Bettencourt (14º.), dona da L’Oreal, e para Alice Walton (17º.), dona da cadeia Wal-Mart, as únicas mulheres a aparecerem no TOP-20 com fortunas avaliadas em 39,5 mil milhões e 33,8 mil milhões de dólares, respectivamente.
A dimensão total das fortunas das pessoas consideradas multimilionárias também registou uma variação recorde, ao aumentar em 18% para 7,67 biliões de dólares.
(notícia actualizada às 15h30 com informação sobre Trump)