Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Berlusconi anuncia que conseguiu um "milagre" face às exigências do BCE

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, revelou que conseguiu um "milagre" para satisfazer as exigências do Banco Central Europeu (BCE).

12 de Setembro de 2011 às 11:03
  • 6
  • ...
Silvio Berlusconi revelou que tinha realizado um “milagre” por apresentar um novo pacote de medidas de austeridade apenas quatro dias depois do BCE ter exigido as medidas em troca da compra de obrigações da dívida pública italianas.

“Permitam-me dizê-lo, mas eu desempenhei um milagre”, disse hoje Berlusconi numa entrevista televisiva ao “Canale 5”, citada pela Bloomberg.

Em Agosto, o BCE deu quatro dias a Itália para que apresentasse um pacote de novas medidas de austeridade. Esta foi uma condição necessária para a autoridade iniciar o programa de compra de obrigações italianas, para travar a subida dos juros.

De acordo com o primeiro-ministro italiano, o apoio do BCE era necessário após os bancos e fundos de investimento dos Estados Unidos terem começado a liquidar toda a dívida italiana que possuíam, o que atirou as taxas de juro das obrigações italianas para valores recorde da Zona Euro.

Berlusconi acrescentou ainda que o BCE enunciou numa carta as medidas que Itália deveria adoptar, incluindo o equilíbrio orçamental até 2013.

A Câmara de Deputados irá votar a aprovação final do pacote de medidas no valor de 54 mil milhões de euros no dia 14 de Setembro, após a sua passagem pelo Senado na semana passada.

Ver comentários
Saber mais Itália Silvio Berlusconi medidas de austeridade pacote votação Banco Central Europeu BCE
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio