Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BE diz eleições antecipadas são «incontornáveis»; disponível para soluções à esquerda

O Bloco de Esquerda defende que a realização de eleições antecipadas é uma solução incontornável, estando disponível para enfrentar as mesmas em aliança com outras forças de esquerda, disse hoje Luís Fazenda.

19 de Dezembro de 2001 às 11:53
  • ...
O Bloco de Esquerda defende que a realização de eleições antecipadas é uma solução incontornável, estando disponível para enfrentar as mesmas em aliança com outras forças de esquerda, disse hoje Luís Fazenda.

«Vemos como solução incontornável a dissolução da Assembleia da República e a convocação de eleições antecipadas», como forma de conseguir uma «clarificação política», disse o deputado do BE, à saída de uma reunião com o presidente da República, em que foi discutida a actual situação política do país.

O mesmo responsável considerou que a possibilidade de convocar eleições legislativas antecipadas «é uma solução que com o tempo se vai impor com naturalidade».

Luís Fazenda referiu ainda que o Bloco de Esquerda está a preparar a sua candidatura a essas eleições «com vontade de encontrar eixos de consenso à esquerda», sugerindo desse modo que o seu partido está disponível para alianças com as restantes forças políticas de esquerda, nomeadamente o PCP e o PS.

No entanto apesar de admitir que o Bloco de Esquerda está disposto a «debater o caminho para a esquerda», Luís Fazenda referiu que um possível acordo teria de passar sempre por «caminhos diferentes daqueles que o PS tem vindo a trilhar» desde que ascendeu ao poder.

A mesma fonte sublinhou ainda que não existem motivos para antever uma «derrota antecipada da esquerda», caso se verifiquem eleições legislativas, apesar da vitória do PSD nas eleições autárquicas realizadas no Domingo.

Para além do BE, Sampaio já ouviu o CDS/PP no âmbito da decisão a tomar após a demissão do primeiro-ministro António Guterres, estando agora reunido com o Partido Ecologista os Verdes. Amanhã Sampaio vai consultar os restantes partidos políticos com assento parlamentar, o PCP, o PSD e o PS.

Sampaio tem neste momento duas opções, sendo a primeira a nomeação de um novo Governo e a segunda, que é considerada a mais provável pelos analistas, a convocação de eleições legislativas.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio