Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

BCE deu quatro dias a Itália para apresentar pacote de austeridade

Sílvio Berlusconi revelou hoje que o BCE obrigou Itália, em Agosto, a apressar medidas de austeridade. Condição necessária para comprar obrigações italianas no mercado de dívida secundário.

09 de Setembro de 2011 às 20:11
  • 2
  • ...
Em Agosto, o Banco Central Europeu (BCE) deu quatro dias à Itália para que apresentasse um pacote de austeridade. Depois de apresentado esse plano, a autoridade monetária iria iniciar o programa de compra de obrigações italianas. A informação foi hoje dada pelo próprio primeiro-ministro de Itália, Sílvio Berlusconi.

“Eles disseram-nos que o plano tinha de estar pronto na sexta-feira: era terça-feira”, disse hoje Berlusconi em Roma.

No início de Agosto, a Itália apresentou um plano de austeridade, numa altura em que o BCE anunciava que ia retomar o programa de aquisição de obrigações no mercado de dívida secundário. O objectivo era impedir a subida das “yields” que os investidores pediam para ter aqueles títulos nas suas carteiras de investimento.

Naquela altura foi noticiado que o BCE teria enviado uma carta a Itália, aconselhando sobre as reformas que o país deveria implementar. A mesma nunca foi tornada pública.

Hoje, Berlusconi afirmou que é “quase certo” que vai permanecer no actual cargo até ao final do mandato, em 2013. Contudo, ainda não sabe se vai candidatar-se à reeleição.
Ver comentários
Saber mais Banco Central Europeu Itália BCE medidas de austeridade obrigações
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio