Notícia
Bancos sobem juros sobre crédito à habitação
A Euribor está a subir há dois meses consecutivos e os efeitos já se começam a fazer sentir nos créditos contraídos para a aquisição de habitação. Todas as entidades bancárias analisadas pelo Jornal de Negócios aumentaram as taxas de juro indexadas à Euri
A Euribor está a subir há dois meses consecutivos e os efeitos já se começam a fazer sentir nos créditos contraídos para a aquisição de habitação. Todas as entidades bancárias analisadas pelo Jornal de Negócios aumentaram as taxas de juro indexadas à Euribor a 12 meses, no final de Maio, uma tendência que segue o comportamento iniciado em Abril e divulgado no final da semana passada pelo Instituto Nacional de Estatísti-ca (INE).
O nível dos juros aplicados empréstimos revistos no final de Maio variam consoante o banco onde está sedeado o empréstimo, mas varia entre 2,298% (Banco BPI) e 2,50% (Barclays Bank e Caixa Geral de Depósitos).
Os valores apresentados não incluem o «spread» negociado com o banco, nem os custos associados a seguros. Reflectem apenas a utilizando do método de cálculo de cada banco para determinação da taxa a aplicar, seguido do respectivo arredondamento, que também difere de instituição para instituição.
A Caixa Geral de Depósitos, o Barclays Bank e o Banco Nacional de Crédito Imobiliário são os únicos a manter as taxas aplicadas aos empréstimos à habitação indexados à Euribor a 6 meses inalterados, quando no mês anterior só o Banco BPI e o Montepio Geral, que fazem arredondamentos à milésima e centésima, respectivamente, subiram a taxa.
(Leia mais na edição de hoje do Jornal de Negócios)