Notícia
Banco Mundial baixa para 2,6% estimativa de crescimento global
O Banco Mundial reviu em baixa as suas projeções para o crescimento mundial deste ano, de 2,9% para 2,6%.
Em janeiro deste ano, o Banco Mundial estimava em 2,9% o crescimento global para 2019. Agora, reviu estas projeções em baixa, para 2,6%.
Este corte de três décimas deve-se sobretudo às maiores barreiras comerciais, às tensões financeiras e à debilitação das economias avançadas, especialmente na Zona Euro, sublinha a instituição no relatório divulgado esta terça-feira, 4 de junho.
A instituição considera, assim, que a economia mundial arrefeceu fortemente nos primeiros cinco meses do ano, com o comércio e os fluxos de investimento entre países a caírem mais depressa do que o esperado, salienta o The Wall Street citando também o relatório semianual de Previsões para a Economia Mundial.
O Banco Mundial sublinha que as fortes – e inesperadas – contrações em países avançados em muito contribuem para esta revisão em baixa. Se o crescimento deste ano apenas avançar os 2,6% agora estimados, será o crescimento anual mais lento desde 2016.
"Não estamos ainda a carregar no botão de pânico. Mas estamos a transmitir a mensagem de um possível abrandamento mais profundo se as hostilidades comerciais persistirem", comentou Ayhan Rose, economista do Banco Mundial, citado pela Associated Press.
Apesar deste corte para as perspetivas globais deste ano – com o crescimento da Zona Euro, por exemplo, a ser revisto de 1,8% para 1,2% –, as estimativas de expansão para a maior economia do mundo continuam no mesmo patamar, com a instituição a manter uma projeção de crescimento de 2,5% para os Estados Unidos.
(notícia atualizada às 22:52)