Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Seis feridos e dois mortos em ataque com arma branca na Finlândia

Um homem foi detido pela polícia finlandesa após atacar, com uma faca, várias pessoas em Turku. Seis pessoas foram hospitalizadas e duas outras perderam a vida neste ataque.

Negócios 18 de Agosto de 2017 às 15:10
  • 7
  • ...

A cidade finlandesa de Turku, no centro do país e a cerca de 140 quilómetros da capital (Helsínquia), ficou hoje em estado de alerta, depois de várias pessoas terem sido esfaqueadas na praça de Puutori. Um homem foi detido pela polícia três minutos depois, mas corriam informações de que seriam vários atacantes - entretanto não confirmadas.

"Não está ainda claro se seria apenas uma pessoa com uma arma branca ou vários atacantes, uma vez que há relatos diferentes", sublinhava o The Sun. 


Segundo as primeiras informações da imprensa local, um homem tinha sido atingido pela polícia, havendo algumas pessoas feridas. A polícia finlandesa confirmou pouco depois a detenção e nessa altura dizia que poderia haver mais atacantes.


No Twitter, havia relatos de seis pessoas caídas no chão. O jornal finlandês Turun Sanomat sublinhava que uma das vítimas tinha morrido.


O suspeito detido foi atingido numa perna após ter esfaqueado as pessoas na rua. A polícia de Turku aconselhou, na sua página do Twitter, a que as pessoas evitassem o centro da cidade, referiu a CNN.



As autoridades policiais da zona oriental de Uusimaa advertiram também para que as pessoas fossem cuidadosas e estivem em alerta perto das estações de comboio e do aeroporto de Helsínquia-Vantaan.

O homem detido, segundo o que algumas testemunhas escreveram de imediato no Twitter, teria gritado "Allah Akbar" [Alá é Grande], mas rapidamente outros avançam que o que se ouviu foi 'varokaa' ('cuidado', em finlandês).

Entretanto, houve relatos de evacuação em dois centros comerciais da cidade, mas não chegou a haver risco nestas zonas, ao que se sabe.


O primeiro-ministro, Juha Slpila, convocou uma reunião de crise, segundo a imprensa - que dava entretanto conta de oito pessoas hospitalizadas. O ataque visou, sobretudo, mulheres.

Oito vítimas, duas das quais morreram


A polícia de Turku anunciou num tweet que às 19:00 horas locais (17:00 em Lisboa) daria uma conferência de imprensa, onde estaria também presente a ministra do Interior, Paula Risikko.

A conferência de imprensa decorreu à hora prevista e a polícia comunicou oficialmente que foram esfaqueadas oito pessoas, duas das quais perderam a vida.


O suspeito – e, para já, deixou de se falar em mais atacantes – estava a ser assistido no hospital depois de ter sido atingido com um tiro na perna pelas forças de segurança.

Entre os seis feridos hospitalizados, três estavam nos cuidados intensivos. Segundo as autoridades, não se sabia ainda a identidade nem se conhecem as motivações do atacante.

A polícia finlandesa elevou os níveis de alerta no país, tendo reforçado o número de patrulhas, mas disse não ter ainda quaisquer indícios sobre se este ataque em Turku foi um acto terrorista.

Marcelo Rebelo de Sousa envia condolências


O Presidente da República enviou "as mais sentidas condolências" ao seu homólogo finlandês pelo ataque, refere a Lusa.

 

"Foi com grande consternação que tomei conhecimento do ataque ignóbil ocorrido hoje em pleno centro da cidade de Turku. Quero, por isso, manifestar a Vossa Excelência o meu maior repúdio por tão vil ataque, que condeno da forma mais veemente", lê-se numa mensagem enviada pelo chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, ao Presidente da Finlândia, Sauli Niinisto.


Alemanha igualmente em alerta 

Entretanto, em Wuppertal-Elberfeld, cidade da Alemanha Ocidental, correu a informação de um atacante em fuga depois de ter investido com uma arma branca contra pessoas na rua.

Um homem morreu dos ferimentos e outro foi hospitalizado, disse à AFP a porta-voz da polícia local.


(Notícia actualizada às 18:52)

Ver comentários
Saber mais Turku crime
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio