Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Amado em visita oficial ao Japão com África e UE na agenda

O chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado, inicia hoje uma visita oficial ao Japão para debater a estratégia de desenvolvimento para África, as relações União Europeia-Japão e as relações luso-nipónicas.

07 de Fevereiro de 2007 às 09:04
  • ...

O chefe da diplomacia portuguesa, Luís Amado, inicia hoje uma visita oficial ao Japão para debater a estratégia de desenvolvimento para África, as relações União Europeia-Japão e as relações luso-nipónicas.

Luís Amado, que chegou ontem à noite a Tóquio, visita o Japão a convite do seu homólogo, Taro Aso, com quem se reúne esta tarde.

Da agenda deste encontro constam nomeadamente as relações bilaterais ao s níveis político, económico e cultural, questões regionais como Timor-Leste, a Coreia do Norte e a China e, ao nível dos assuntos europeus, as relações UE-Japão e a próxima presidência portuguesa da União, no segundo semestre de 2007.

No final do encontro, Luís Amado e Taro Aso deverão assinar um memorando de entendimento entre os respectivos ministérios para o estabelecimento de um mecanismo de consultas anuais entre directores-gerais.

Segundo o Ministério dos Negócios Estrangeiros, Amado tem ainda previsto reunir-se com os embaixadores dos países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) acreditados em Tóquio - Angola, Brasil, Moçambique e Timor-Leste, além de Portugal - para conversar sobre a realização da II Cimeira UE-África durante a presidência portuguesa e sobre a estratégia de desenvolvimento para África.

A diplomacia japonesa tem-se esforçado por liderar o debate internacional para o desenvolvimento de África, organizando anualmente, desde 1993, conferências internacionais sobre o Desenvolvimento Africano.

Sendo já um dos grandes doadores internacionais para o desenvolvimento africano, com cerca de 10 mil milhões de dólares de ajuda entre 1993 e 2005, o Japão anunciou em 2005 a intenção de duplicar o valor total dessa assistência até 2010.

O último ponto do programa oficial do ministro dos Negócios Estrangeiro s português para esta visita é um pequeno-almoço de trabalho, na quinta-feira, com a Liga Parlamentar de Amizade Luso-Nipónica, uma organização criada por deputados japoneses da qual fazem parte o actual vice-ministro da Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Ono Motoyuki, e o ex-ministro dos Negócios Estrangeiros Taro Nakayama.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio