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Algarve investe 7,8 milhões na promoção turística externa

A Agência Regional de Promoção Turística do Algarve investirá em 2004 um total de 7,8 milhões de euros na promoção externa da região, mais 6,8 milhões de euros no período homólogo, divulgou hoje Hélder Martins, presidente da agência em conferência de impr

22 de Dezembro de 2003 às 12:59
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A Agência Regional de Promoção Turística do Algarve investirá em 2004 um total de 7,8 milhões de euros na promoção externa da região, mais 6,8 milhões de euros no período homólogo, divulgou hoje Hélder Martins, presidente da agência em conferência de imprensa.

Neste sentido, foi assinado hoje o protocolo de promoção do Algarve em conjunto com a Secretaria de Estado do Turismo, o ICEP e a agência regional, criada recentemente e liderada por Hélder Martins, presidente também da região de Turismo do Algarve.

A agência realizou um plano de marketing do turismo do Algarve, onde definiu os objectivos estratégicos da promoção turística para a região. Hélder Martins referiu que com este contrato será possível que o Algarve «esteja presente em mais feiras de turismo como noutros certames internacionais», devendo isto não só «à adesão à agência de privados, acima do esperado», como à «maior abertura de comunicação para colocar publicamente dúvidas sobre o sector».

O ICEP, o Instituto de Financiamento do Turismo e o PIQTUR, no próximo ano, irão investir 15 milhões de euros na promoção externa, sendo que 36% será alocado para o Algarve.

A Região de Turismo do Algarve (RTA), além das verbas garantidas por estas entidades terá a contribuição dos empresários para atingir a soma dos já referidos 7,8 milhões de euros.

O secretário de Estado do Turismo, Luís Correia da Silva, durante a mesma cerimónia, explicou que serão criadas sete agências regionais de turismo, a saber : Lisboa, Porto e Norte, Algarve, Açores, Madeira, Alentejo e Centro.

O governante garantiu que na primeira quinzena de Janeiro serão assinados os protocolos da Madeira e Alentejo, já tendo sido contratualizados Lisboa, Porto e agora o Algarve.

«Este é o caminho certo para melhorar a eficácia das campanhas promocionais», reforçou Correi da Silva, acrescentando que as regiões «devem assumir uma papel interventivo».

O secretário que tutela o sector do turismo divulgou que no último concelho de promoção turística propôs que a agência regional de promoção turística do Algarve fosse a principal promotora de um fórum regional de promoção turística, com o objectivo de analisar a interacção entre o público e o privado, que fosse um catalisador deste relacionamento e que garantisse que o plano de promoção turística estava a ser cumprido. Este fórum teria reuniões quadrimestrais.

Será também criado um grupo de trabalho, no âmbito do concelho estratégico para avaliar o desempenho do trabalho efectuado pelas respectivas agências de turismo.

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