Notícia
Alemanha: Reunião entre Merkel e Sarkozy não vai produzir "big bang"
O porta-voz de Angela Merkel alerta os investidores de que a reunião entre a chanceler alemã e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, sobre a crise da dívida na Europa, não irá produzir um "big bang". A emissão de "eurobonds" não estará na agenda. Nem é a solução, "para já".

Em declarações aos jornalistas, em Berlim, o porta-voz de Angela Merkel comparou as expectativas para a reunião de amanhã com as de 21 de Julho. “As pessoas estavam à espera de um ‘big bang’ que iria fazer desaparecer todos os problemas da Europa”.
A Alemanha e a França têm-se mostrado contra a introdução de “eurobonds”, pois esta medida iria transferir risco dos países em dificuldades para os que apresentam uma situação orçamental saudável.
Contudo, têm sido cada vez mais as vozes na Europa a pedir a introdução desta medida. O ministro das Finanças de Itália, que sexta-feira apresentou um pacote de austeridade de 45 mil milhões de euros, mostrou-se favorável às “eurobonds”, sendo que o Reino Unido, apesar de não pertencer à Zona Euro, também defendeu o mecanismo.
O partido de Ângela Merkel continua a mostrar-se contra a introdução de obrigações europeias, mas mostra sinais de que não está irredutível na utilização desta ferramenta para travar a crise de dívida soberana. Peter Altmaier, deputado do partido da chanceler, diz que está contra, "para já".