Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Agrupamento das energias faz subir preços na produção industrial

O índice de preços na produção industrial cresceu 4,4% em Agosto, em termos homólogos, apresentando uma subida de 0,4 pontos percentuais face ao mês de Julho, impulsionado pela evolução do grande agrupamento de energia, segundo os dados hoje divulgados pe

19 de Setembro de 2005 às 12:50
  • ...

O índice de preços na produção industrial cresceu 4,4% em Agosto, em termos homólogos, apresentando uma subida de 0,4 pontos percentuais face ao mês de Julho, impulsionado pela evolução do grande agrupamento de energia, segundo os dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

Em termos homólogos a variação do índice de preços na produção industrial mantém-se positiva nos 4,4%, com o agrupamento da «energia», que apesar da desaceleração de 0,4 pontos percentuais, a contribuir com 3,6 pontos percentuais para o crescimento do índice geral. Este agrupamento apresentou uma variação homóloga de 10,7%.

Em comparação com o mês de anterior, o índice de preços na produção industrial em Agosto cresceu 0,5%, menos 0,5 pontos percentuais que em Julho. Os agrupamentos de «energia» e «consumo total» contribuíram para a aceleração do índice geral, com 0,2 pontos percentuais, cada, registando subidas de 0,4% e de 0,8%, respectivamente. Os restantes «grandes agrupamentos industriais» apresentaram variações de 0,3%, no agrupamento de «bens intermédios» e uma variação negativa de 0,1% nos «bens de investimento».

A variação média nos últimos doze meses em Agosto situou-se em 4,4%, valor superior em 0,1 pontos percentuais face ao mês de Julho. A «indústria transformadora» apresentou uma subida de preços de 3,9% nos últimos doze meses, contribuindo com 2,9 pontos percentuais para o crescimento do índice geral. Na secção de «electricidade, gás e água», os preços registaram uma taxa de variação nos últimos 12 meses de 6,1%. Na «indústria extractiva» os preços diminuíram 0,2%, menos 0,1 ponto percentual face ao verificado no mês anterior.

Outras Notícias
Publicidade
C•Studio