Notícia
"A Ucrânia pertence à família europeia": Von der Leyen entrega processo de adesão à UE a Zelensky
Com o propósito de mostrar o seu apoio, Von der Leyen começou o seu discurso dizendo:" Estamos convosco".
A visita de Ursula von der Leyen a Bucha, viagem que fez acompanhada pelo chefe da diplomacia da União Europeia (UE), Josep Borrell, e pelo primeiro-ministro da Eslováquia, Eduard Heger, foi noticiada pelas agências internacionais, que relataram que os três responsáveis se deslocaram ao local onde foi escavada uma vala comum e onde foram enterrados mais de uma dezena de civis.
"Vimos toda a frieza do exército de Putin. Vimos a imprudência e o coração frio que tiveram ao ocupar esta cidade. Vimos a humanidade em pedaços em Bucha. O mundo inteiro está de luto pelo que aconteceu em Bucha", declarou a líder do executivo comunitário.
A líder europeia afirmou que "é certo e justo que o mundo tenha votado para suspender a Rússia do Conselho de Direitos Humanos da ONU".
Sobre os refugiados "iremos garantir que tenham acesso à saúde, a escolas e habitações", prometendo ainda que irá cuidar e proteger os refugiados e todas as pessoas que fugiram da invassão russa.
"Os ucranianos estão a segurar a tocha de liberdade" por todos os cidadãos da União Europeia, menciona.
"É uma guerra que a Rússia lançou sobre uma Ucrânia inocente. A vossa luta é a nossa luta também. Estou aqui para deixar uma forte mensagem de que a Europa está do vosso lado", afirma.
Em relação à entrada da Ucrânia na União Europeia, Von der Leyen disse com convicção que "a Ucrânia pertence à familia europeia", entregando a Zelensky a proposta formal para a adesão do país ao bloco dos 27.