Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

60% dos portugueses dizem-se orgulhosos da nacionalidade mas envergonhados pela economia

O estudo “Percepções sobre a união dos portugueses” revela que 60% dos cidadãos tem orgulho em ser português, mas sentem “embaraço e vergonha no sistema económico e político actual”.

Reuters
Negócios 17 de Março de 2014 às 18:00
  • ...

Mais de metade dos portugueses sente orgulho na sua nacionalidade e 84% sente-se muito ligado ao seu país, apesar de “feitos económicos” serem um motivo de vergonha. Estas são algumas das conclusões apresentadas no estudo de opinião da Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa “Percepções sobre a união dos portugueses” levada a cabo pela Universidade Católica Portuguesa, apresentado esta segunda-feira, 17 de Março.

 

A investigação revela que 44% dos 1.142 inquiridos admitem que a população portuguesa é muito unida. Os factores que mais motivam a união são a solidariedade e os laços familiares, sendo que a transparência política e a igualdade de direitos são as maiores condicionantes da ligação entre portugueses. 54% dos inquiridos admite que os cidadãos portugueses deveriam unir-se mais para combater a pobreza.

 

Selecção une, Bandeira representa, 25 de Abril “traduz capacidade de mudança”

 

Causas pontuais e “fortemente mediatizadas” como os jogos da selecção são os eventos que mais unem os portugueses. Causas estruturais como o combate à pobreza geram menos união entre os cidadãos.

 

A bandeira nacional é referida como a melhor representação do país para 43% dos questionados, 37% identificam Fátima como símbolo nacional. Os inquiridos que identificaram estes elementos são os mais velhos e com menos  grau de escolaridade. Os mais jovens e mais escolarizados identificaram a gastronomia e “sol e praias” como a melhor imagem de Portugal.

 

No que diz respeito a acontecimentos históricos como factor de união, 84% concorda que o 25 de Abril foi um factor de ligação e “traduz a capacidade de mudança” da sociedade portuguesa, apenas 33% reconhece a intervenção da troika como factor de união.

 

A Expo98 e o Euro 2004 são identificados como eventos bem sucedidos que traduziram a “capacidade de organização e de mostrar ao outro as qualidades de ser português”.

Ver comentários
Saber mais Nacionalidade Orgulho política estudo
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio