Notícia
O dia num minuto: o défice de 3%, a venda das Belas Artes e o pai da bitcoin
O Governo diz que são precisas medidas para atingir um défice de 3% e apresentou um pacote de medidas aos parceiros sociais. O palácio das Belas Artes foi vendido e a identidade do criador da bitcoin revelada.
Centeno anuncia medidas para garantir défice abaixo de 3%. A meta que o Governo de Passos Coelho estabeleceu para o défice deste ano, 2,7%, não vai ser atingida. Foi a essa conclusão que chegou o Governo na reunião desta quinta-feira do Conselho de Ministros. O ministro das Finanças, Mário Centeno, anunciou que terão de ser adoptadas "medidas adicionais" que permitam "a saída de Portugal do Procedimento por Défices Excessivos", ou seja, para atingir um défice de pelo menos 3%. Centeno anunciou que vão ser adoptadas três medidas "de reforço da contenção do lado da despesa" para garantir um défice inferior a 3%. A primeira é o "congelamento de processos pendentes de descativações e transições de saldos de gerência". Além disso, o Governo vai reduzir "os fundos disponíveis das administrações públicas para 2015 em 45 milhões de euros" e abster-se de assumir "novos compromissos financeiros não urgentes".
Governo quer acordo de médio prazo com parceiros sociais. O Governo propôs aos parceiros sociais a negociação de um acordo de médio prazo que inclua medidas em várias áreas, incluindo o financiamento das empresas, a fiscalidade, a regulação do mercado de trabalho ou a Segurança Social, entre outras, durante a reunião que decorreu esta quinta-feira, 10 de Dezembro. Nos documentos entregues aos parceiros sociais, também é reiterada a proposta de aprovação de uma trajectória de aumento do salário mínimo que fixe o valor em 530 euros em 2016, atingindo os 600 euros em 2019.
Palácio das Belas Artes tem novo dono. O edifício do Palácio das Belas Artes, no Chiado, foi vendido pelo fundo imobiliário que o detinha a um investidor nacional, não revelado, por cerca de 18 milhões de euros, anunciou a JLL, empresa que representava a entidade vendedora, esta quinta-feira, 10 de Dezembro. Localizado no Chiado, em Lisboa, o Palácio das Belas Artes tem uma área de seis mil metros quadrados e tem mais de 50 metros de fachada, incluindo ainda um edifício comunicante com a rua Vítor Cordon e um jardim interior privativo.
E o criador da bitcoin é… Após vários anos de investigações, dúvidas e pistas falsas, a identidade misteriosa do fundador da bitcoin poderá ter sido finalmente revelada. Segundo a revista de tecnologia Wired e o site Gizmodo, a pessoa que criou a moeda virtual em 2009 é, provavelmente, um académico de 44 anos, residente nos subúrbios de Sydney, na Austrália. Citando e-mails, ‘posts’ em blogues e documentos, a Wired identifica Craig Steven Wright como o criador do software original da bitcoin sob o pseudónimo de Satoshi Nakamoto. Segundo a publicação norte-americana, o perfil de Craig Wright nas redes sociais sugeria um entusiasta pela moeda virtual. O académico surgia como director executivo da DeMorgan, que tem levado a cabo investigações sobre a bitcoin, proposto um banco para a moeda virtual e oferecido serviços de câmbio.
Fitch prevê "melhorias moderadas" na banca. A Fitch manteve estável o "outlook" para banca portuguesa, justificando a decisão com a "estabilização do perfil de risco das instituições financeiras, em particular dos indicadores que medem a qualidade dos activos". A agência estima que a banca portuguesa deve registar "melhorias moderadas" em 2016, "suportada pelos menores custos de financiamento, em particular nos depósitos, redução do número de postos trabalho a nível doméstico e uma redução das imparidades".
Miguel Sanches vai liderar Autoeuropa. Miguel Sanches vai ser o sucessor de António de Melo Pires como director-geral da Autoeuropa. A informação sobre o novo líder da unidade industrial de Palmela foi revelada pela administração aos trabalhadores na quarta-feira, 9 de Dezembro, e tornada pública esta quinta-feira. António Chora, representante da comissão de trabalhadores, diz-se "mais descansado" com esta escolha" do engenheiro português de 47 anos. "É alguém com quem já trabalhámos muitos anos", justifica.
Exportações em queda. As exportações de mercadorias voltaram a recuar depois de oito meses de crescimento. Os dados publicados esta quinta-feira, 10 de Dezembro, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), apontam para uma diminuição de 2,5% da venda de bens ao exterior. O principal responsável foi o comércio extra-União Europeia, que caiu 18,8% neste mês, com destaque para duas categorias: combustíveis e máquinas e aparelhos. Por outro lado, as exportações para países da UE estão a crescer 5,5%.
O que os proprietários têm de fazer. Os proprietários têm de registar no Portal das Finanças os contratos de arrendamento e passar recibos electrónicos. Mas há ainda um terço dos proprietários que não passou o recibo na internet. A situação tem de estar regularizada até ao final de Dezembro, sob pena de haver multas. Filomena Lança, redactora principal do Negócios, explica o que tem de ser feito. Veja o vídeo.