Notícia
O dia num minuto: O que eles disseram a Cavaco, o novo clube de Ronaldo e o carro da Google
O Presidente da República ouviu esta sexta-feira a opinião de empresários e sindicatos sobre a crise política. A DBRS manteve Portugal fora do "lixo". A Meo contratou Cristiano Ronaldo e o carro da Google teve problemas com a polícia.
O que eles disseram a Cavaco Silva. Empresários e sindicatos foram esta sexta-feira ouvidos pelo Presidente da República, Cavaco Silva, o âmbito da ronda de audiências para a tomada de decisão no actual contexto de crise política que o país atravessa. Confira o que disseram:
Peter Villax, presidente da Associação das Empresas Familiares: "O que é para nós imperativo é que muito rapidamente um ministro das Finanças do próximo Governo, seja ele qual for, venha dar confiança aos empresários, porque sem empresários e sem sector privado não há recuperação da economia".
Pedro Ferraz da Costa, Fórum para a Competitividade: Uma "inversão da política económica pode ser muito negativa para o país" e "vemos com muito maus olhos" uma solução de governo liderado pelo PS e apoiado por dois partidos que "nem parceiros são".
Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP: A CGTP discorda de "qualquer solução que pela continuação deste Governo [PSD/CDS], seja num quadro de um Governo de gestão, seja de iniciativa presidencial". A central sindical considera que "a saída mais adequada é o Presidente da República empossar um Governo do PS".
Luís Filipe Pereira, presidente do Conselho Económico e Social: O melhor para o país é uma solução "que englobe os partidos em que, sistematicamente, 70% da população sempre validou nos últimos quatro anos". Contudo, o responsável não quis comprometer o organismo que lidera. "Como presidente do órgão, tenho de preservar pontes, possíveis entendimentos para agora ou mais tarde".
Carlos Silva, secretário-geral da UGT: "Em função do acordo que está estabelecido pelos partidos [da esquerda parlamentar] na Assembleia da República, transmitimos ao senhor Presidente que, na nossa opinião, era importante dar a indigitação ao doutor António Costa para constituir o próximo governo".
Impasse prejudica as empresas. "Em nome da estabilidade" Cavaco Siva "devia ser rápido na decisão" sobre um novo governo, defende Celso Filipe, subdirector do Negócios. Veja o vídeo.
DBRS mantém Portugal acima de lixo. A agência canadiana de notação financeira DBRS manteve o "rating" de Portugal inalterado em "BBB" (baixo), e a perspectiva continua "estável". Portugal continua assim a ter um "rating" acima de "lixo". No relatório divulgado esta sexta-feira, 13 de Novembro, a DBRS justifica a manutenção do "rating" da dívida de longo prazo de Portugal com o facto de o seu perfil de crédito estar a melhorar nos últimos anos, "na sequência de progressos significativos na redução dos desequilíbrios orçamentais e externos".
TAP encomenda 53 aviões. A TAP vai encomendar 53 novos aviões, de última geração. Esta promessa é feita pela companhia num e-mail enviado os seus passageiros frequentes, detentores do cartão de milhas. Destes 53 aviões, 14 são Airbus 330-900 neo, de médio e longo curso, e 39 Airbus 320 neo, de médio curso. No e-mail, a transportadora explica aos seus clientes o que significa a compra de 61% da TAP por parte da Atlantic Gateway, formalizada na quinta-feira, 12 de Novembro. Sobre a renovação da frota a TAP escreve: "Foi já decidida a encomenda de 53 aviões novos, de última geração, mais confortáveis e eficientes, novos interiores de cabina, com produtos adequados a cada segmento de clientes, reforçando-se assim o foco da TAP na satisfação do cliente".
IGCP faz leilão de dívida. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai avançar com essa operação de financiamento com a qual pretende obter até 1.250 milhões de euros. "O IGCP vai realizar no próximo dia 18 de Novembro pelas 10:30 horas dois leilões das linhas de bilhetes do Tesouro com maturidades em 20 de Maio de 2016 e 18 de Novembro de 2016", refere a agência liderada por Cristina Casalinho. Tratam-se de títulos com maturidade a seis e 12 meses.
Economia portuguesa estagnou. A economia portuguesa estagnou no terceiro trimestre, quando comparado com os três meses anteriores, registando um crescimento homólogo de 1,4%. Segundo o INE, esta variação homóloga do produto interno bruto (PIB) foi justificada com um "contributo positivo da procura interna", que diminuiu no terceiro trimestre, devido a uma travagem do investimento e, "em menor grau", do consumo das famílias. Ao mesmo tempo, a procura externa líquida (exportações subtraídas das importações) deu um contributo negativo para o PIB, mas de dimensão inferior ao trimestre anterior.
O vídeo. O produto interno bruto (PIB) português registou uma travagem superior à prevista no terceiro trimestre, tendo mesmo estagnado em cadeia. Nuno Aguiar, jornalista do Negócios explica o que contribuiu para esta evolução.
Cristiano Ronaldo vai jogar na equipa da Altice. Cristiano Ronaldo vai dar a cara pelas marcas da Altice, dona da PT Portugal, anunciou o grupo francês em comunicado esta sexta-feira, 13 de Novembro. O jogador de futebol português deverá assim substituir Ricardo Araújo Pereira nas campanhas da Meo. A Altice adianta que as primeiras campanhas com Cristiano Ronaldo vão arrancar em breve em Portugal, França e Israel e serão depois adaptadas para a Bélgica, Suíça, República Dominicana e Estados Unidos. A velocidade e o poder do CR7 "ilustra o desenvolvimento internacional da Altice nos negócios "core": banda larga de alta velocidade - fibra e 4G - conteúdos e media, diz Michel Combes, responsável pelas operações do grupo francês.
Carro da Google parado por falta de velocidade. O carro sem condutor da Google foi mandado parar pela polícia norte-americana devido à pouca velocidade a que viajava. O "Google Driverless Car" causou um engarrafamento quando viajava a menos de 40 km/h. O carro da Google viajava a cerca de 38 km/h na estrada de El Camino Real, em Mountain View, Califórnia, onde é aconselhado viajar a mais de 50 km/h, o que provocou um congestionamento. Ainda assim, o carro da Google escapou à multa.
Onde ir no fim-de-semana? Preencha o magusto de teatro e música. Consulte as sugestões do Negócios.