Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

O dia num minuto: O que eles disseram a Cavaco, o novo clube de Ronaldo e o carro da Google

O Presidente da República ouviu esta sexta-feira a opinião de empresários e sindicatos sobre a crise política. A DBRS manteve Portugal fora do "lixo". A Meo contratou Cristiano Ronaldo e o carro da Google teve problemas com a polícia.

Bruno Simão
13 de Novembro de 2015 às 20:00
  • 1
  • ...

O que eles disseram a Cavaco Silva. Empresários e sindicatos foram esta sexta-feira ouvidos pelo Presidente da República, Cavaco Silva, o âmbito da ronda de audiências para a tomada de decisão no actual contexto de crise política que o país atravessa. Confira o que disseram:

Peter Villax, presidente da Associação das Empresas Familiares: "O que é para nós imperativo é que muito rapidamente um ministro das Finanças do próximo Governo, seja ele qual for, venha dar confiança aos empresários, porque sem empresários e sem sector privado não há recuperação da economia".

Pedro Ferraz da Costa, Fórum para a Competitividade: Uma "inversão da política económica pode ser muito negativa para o país" e "vemos com muito maus olhos" uma solução de governo liderado pelo PS e apoiado por dois partidos que "nem parceiros são".

Arménio Carlos, secretário-geral da CGTP: A CGTP discorda de "qualquer solução que pela continuação deste Governo [PSD/CDS], seja num quadro de um Governo de gestão, seja de iniciativa presidencial". A central sindical considera que "a saída mais adequada é o Presidente da República empossar um Governo do PS".

Luís Filipe Pereira, presidente do Conselho Económico e Social: O melhor para o país é uma solução "que englobe os partidos em que, sistematicamente, 70% da população sempre validou nos últimos quatro anos". Contudo, o responsável não quis comprometer o organismo que lidera. "Como presidente do órgão, tenho de preservar pontes, possíveis entendimentos para agora ou mais tarde".

Carlos Silva, secretário-geral da UGT: "Em função do acordo que está estabelecido pelos partidos [da esquerda parlamentar] na Assembleia da República, transmitimos ao senhor Presidente que, na nossa opinião, era importante dar a indigitação ao doutor António Costa para constituir o próximo governo".


Impasse prejudica as empresas. "Em nome da estabilidade" Cavaco Siva "devia ser rápido na decisão" sobre um novo governo, defende Celso Filipe, subdirector do Negócios. Veja o vídeo

DBRS mantém Portugal acima de lixo. A agência canadiana de notação financeira DBRS manteve o "rating" de Portugal inalterado em "BBB" (baixo), e a perspectiva continua "estável". Portugal continua assim a ter um "rating" acima de "lixo". No relatório divulgado esta sexta-feira, 13 de Novembro, a DBRS justifica a manutenção do "rating" da dívida de longo prazo de Portugal com o facto de o seu perfil de crédito estar a melhorar nos últimos anos, "na sequência de progressos significativos na redução dos desequilíbrios orçamentais e externos".


TAP encomenda 53 aviões.
A TAP vai encomendar 53 novos aviões, de última geração. Esta promessa é feita pela companhia num e-mail enviado os seus passageiros frequentes, detentores do cartão de milhas. Destes 53 aviões, 14 são Airbus 330-900 neo, de médio e longo curso, e 39 Airbus 320 neo, de médio curso. No e-mail, a transportadora explica aos seus clientes o que significa a compra de 61% da TAP por parte da Atlantic Gateway, formalizada na quinta-feira, 12 de Novembro. Sobre a renovação da frota a TAP escreve: "Foi já decidida a encomenda de 53 aviões novos, de última geração, mais confortáveis e eficientes, novos interiores de cabina, com produtos adequados a cada segmento de clientes, reforçando-se assim o foco da TAP na satisfação do cliente".

IGCP faz leilão de dívida. A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública vai avançar com essa operação de financiamento com a qual pretende obter até 1.250 milhões de euros. "O IGCP vai realizar no próximo dia 18 de Novembro pelas 10:30 horas dois leilões das linhas de bilhetes do Tesouro com maturidades em 20 de Maio de 2016 e 18 de Novembro de 2016", refere a agência liderada por Cristina Casalinho. Tratam-se de títulos com maturidade a seis e 12 meses.

Economia portuguesa estagnou. A economia portuguesa estagnou no terceiro trimestre, quando comparado com os três meses anteriores, registando um crescimento homólogo de 1,4%. Segundo o INE, esta variação homóloga do produto interno bruto (PIB) foi justificada com um "contributo positivo da procura interna", que diminuiu no terceiro trimestre, devido a uma travagem do investimento e, "em menor grau", do consumo das famílias. Ao mesmo tempo, a procura externa líquida (exportações subtraídas das importações) deu um contributo negativo para o PIB, mas de dimensão inferior ao trimestre anterior.

O vídeo. O produto interno bruto (PIB) português registou uma travagem superior à prevista no terceiro trimestre, tendo mesmo estagnado em cadeia. Nuno Aguiar, jornalista do Negócios explica o que contribuiu para esta evolução.

Cristiano Ronaldo vai jogar na equipa da Altice. Cristiano Ronaldo vai dar a cara pelas marcas da Altice, dona da PT Portugal, anunciou o grupo francês em comunicado esta sexta-feira, 13 de Novembro. O jogador de futebol português deverá assim substituir Ricardo Araújo Pereira nas campanhas da Meo. A Altice adianta que as primeiras campanhas com Cristiano Ronaldo vão arrancar em breve em Portugal, França e Israel e serão depois adaptadas para a Bélgica, Suíça, República Dominicana e Estados Unidos. A velocidade e o poder do CR7 "ilustra o desenvolvimento internacional da Altice nos negócios "core": banda larga de alta velocidade - fibra e 4G -  conteúdos e media, diz Michel Combes, responsável pelas operações do grupo francês.

Carro da Google parado por falta de velocidade. O carro sem condutor da Google foi mandado parar pela polícia norte-americana devido à pouca velocidade a que viajava. O "Google Driverless Car" causou um engarrafamento quando viajava a menos de 40 km/h. O carro da Google viajava a cerca de 38 km/h na estrada de El Camino Real, em Mountain View, Califórnia, onde é aconselhado viajar a mais de 50 km/h, o que provocou um congestionamento. Ainda assim, o carro da Google escapou à multa. 


Onde ir no fim-de-semana? Preencha o magusto de teatro e música. Consulte as sugestões do Negócios.

Ver comentários
Saber mais Cavaco Silva Peter Villax Pedro Ferraz da Costa PS CGTP PSD CDS Luís Filipe Pereira TAP Airbus Atlantic Gateway Cristina Casalinho INE Cristiano Ronaldo PT Portugal Google
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio