Notícia
O dia num minuto: Um Governo incerto, o fim do "roaming", Luaty Beirão e Varoufakis
Passos Coelho apresentou o novo Governo a Cavaco Silva. António Costa diz que é um Governo sem futuro. As tarifas de "roaming" vão acabar em 2017. Luaty Beirão terminou a greve da fome. E o cachet de Varoufakis.
Já há Governo e toma posse dia 30. Passos Coelho apresentou esta terça-feira a Cavaco Silva a proposta de constituição do XX Governo Constitucional. Belém já agendou a tomada de posse para sexta-feira, 30 de Outubro, ao meio dia, o que remete para 9 de Novembro o início da apresentação, no Parlamento, do programa de Governo. Na composição do novo Governo, além de Passos Coelho e Paulo Portas, há sete ministros que se mantêm, três secretários de Estado que passam a ministros e cinco novos governantes. O Executivo passa a ter, além dos gabinetes do primeiro-ministro e do vice-primeiro-ministro, 15 Ministérios, mais dois do que na anterior legislatura.
Costa diz que novo Governo não tem futuro. António Costa utilizou esta terça-feira o Facebook para reagir à proposta de constituição do XX Governo, proposto por Pedro Passos Coelho ao Presidente da República, Cavaco Silva. "É um Governo sem futuro e com consciência disso", escreve o líder do PS. "A constituição do governo que acaba de ser anunciado pela direita é uma clara demonstração de continuidade sem evolução", afirma na página de Facebook CostaPS2015, que acompanhou a campanha para as legislativas do líder socialista e continua a ser utilizada para transmitir mensagens do PS e de António Costa.
Bruxelas aprova fim das tarifas de "roaming". As tarifas de "roaming" dentro da União Europeia vão ser abolidas a partir de 15 de Junho de 2017. A decisão foi aprovada pelo Parlamento Europeu esta terça-feira, 27 de Outubro, depois do acordo alcançado em Junho passado entre os 28 países da União Europeia. A presidente da Anacom, Fátima Barros, já alertou que este aumento de custos derivado da utilização das redes no mercado nacional pelos clientes estrangeiros poderá ser ainda passado para os clientes nacionais. "Pode dar-se o caso de os consumidores nacionais estarem a pagar para os clientes de países do Norte e os clientes que não viajam a pagar para os que viajam".
Primeiro empréstimo à Grécia pode ser adiado. O pagamento da primeira tranche do empréstimo internacional à Grécia, de dois mil milhões de euros, poderá ser adiado, devido às falhas do Governo em implementar as reformas acordadas. A notícia é avançada esta terça-feira, 27 de Outubro, pelo jornal alemão Sueddeutsche Zeitung, que cita responsáveis da União Europeia, não identificados. Segundo a publicação alemã, Atenas implementou apenas um terço das medidas necessárias, pelo que o desembolso da primeira tranche poderá ser adiado para Novembro.
Varoufakis cobre 60 mil dólares por conferência. A máxima de que "é mais importante ter sido ministro do que sê-lo" parece também aplicar-se a Yanis Varoufakis. Segundo o semanário grego Proto Thema, as conferências em que Varoufakis se tem desmultiplicado são pagas a peso de ouro. Aquele jornal refere que Varoufakis cobra actualmente 60 mil dólares (54,4 mil euros) para discursar num país exterior ao continente europeu, sendo que para fazer um discurso num país do Velho Continente o economista especialista em Teoria dos Jogos recebe 5 mil dólares (4.500 mil euros). Já para dar uma aula numa universidade europeia, Varoufakis cobra apenas 1.500 dólares (1.400 mil euros).
Industriais de carne rejeitam risco de cancro. A Associação Portuguesa dos Industriais de Carnes tomou esta terça-feira uma posição pública de crítica à Agência Internacional para a Investigação sobre o Cancro, a qual considerou que a carne processada - como bacon, salsichas ou presunto - é cancerígena para os seres humanos. É "inapropriado atribuir a um único factor um risco aumentado de cancro", uma vez que se trata de um "assunto muito complexo que pode ser dependente de uma combinação de muitos factores, tais como: idade, genética, dieta, ambiente e estilo de vida", afirma esta associação em comunicado.
Luaty Beirão termina greve da fome. O 'rapper' e activista angolano Luaty Beirão, internado sob detenção numa clínica de Luanda, terminou a greve de fome de protesto contra a sua prisão preventiva ao fim de 36 dias, informou esta terça-feira o advogado. O músico e activista, que também tem nacionalidade portuguesa, é um dos 15 activistas angolanos em prisão preventiva desde Junho, sob acusação de actos preparatórios para uma rebelião em Angola e um atentado contra o Presidente da República. O início do julgamento, que envolve outras duas arguidas em liberdade provisória, está agendado para 16 de Novembro, no Tribunal de Cacuaco, nos arredores de Luanda.
Negócios num minuto. A Galp Energia anunciou que vai duplicar a produção diária para 100 mil barris. O jornalista do Negócios, André Cabrita-Mendes, explica que mercados serão determinantes para esta evolução.
Discos Pedidos. Ulisses Pereira realça que a "Altri é das poucas acções da bolsa portuguesa que vive um ‘bull market’. Veja o vídeo.