Notícia
O dia num minuto: Sócrates e Macedo nas mãos da Justiça, os taxistas e os ovos e os lamentos da Portucel
Cabe à Justiça dizer como é que José Sócrates vai votar. Miguel Macedo é ouvido pela Justiça por causa dos vistos gold. Ingleses ganham campeonato das transferências e a Portucel planta eucaliptos em Moçambique. E ainda os discos pedidos de Ulisses Pereira.
Protesto dos taxistas com ovos à mistura. Cerca de três mil táxis dirigiram-se hoje em marcha lenta para o Ministério da Economia, em Lisboa, para protestar contra o transporte de passageiros pela empresa que utiliza a aplicação Uber. O ministro da Economia, António Pires de Lima, disse hoje entender os protestos dos taxistas contra a Uber. Durante a marcha, os taxistas contestatários arremessaram dezenas de ovos na direcção de vários táxis que passavam pelos táxis parados em protesto contra a Uber. Vários manifestantes tentaram parar os "fura-greves" pondo-se mesmo à frente dos veículos.
Miguel Macedo constituído arguido. Miguel Macedo, ex-ministro da Administração Interna, está a ser ouvido hoje "pelo Ministério Público, no âmbito do inquérito onde se investigam, entre outras, matérias relacionadas com a atribuição de vistos gold", disse ao Negócios fonte oficial da Procuradoria-Geral da República (PGR). O ex-ministro vai ser constituído arguido. Em causa estão suspeitas dos crimes de prevaricação e tráfico de influências. O caso dos vistos gold investiga indícios de corrupção activa e passiva, recebimento indevido de vantagem, prevaricação, peculato de uso, abuso de poder e tráfico de influência.
Justiça é que sabe como Sócrates vai votar. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) remeteu para a Justiça a forma como o ex-primeiro-ministro José Sócrates irá exercer o seu direito de voto nas legislativas de 4 de Outubro."Nestas situações [como a de José Sócrates], os detidos têm que comunicar a intenção de votar ao tribunal, que irá determinar as condições em que poderão exercer o seu direito", afirmou João Almeida, porta-voz do CNE, após uma reunião plenária ordinária daquele organismo.
Ingleses ganham campeonato das transferências. A ‘Premier League’ inglesa foi a liga de futebol mais gastadora este Verão, tendo os seus clubes investido 892 milhões de euros na contratação de jogadores. Segundo um relatório da FIFA divulgado esta terça-feira, a liga inglesa superou, neste particular, as outras quatro principais ligas europeias, a espanhola, a francesa, a italiana e a alemã. No total, estas cinco ligas gastaram 2,2 mil milhões de euros em transferências.
Bolsas em alta. As bolsas europeias estiveram a valorizar pelo segundo dia, animadas pela expectativa que a correcção das acções chinesas esteja próxima do fim. A bolsa de Lisboa fechou a subir 0,81% Já o petróleo segue a disparar 3% em Londres, enquanto o euro ganha terreno.
Os lamentos da Portucel. O presidente do grupo Portucel-Soporcel, Pedro Queiroz Pereira, disse esta terça-feira que o megaprojecto florestal de 2,5 mil milhões de dólares (2,2 mil milhões de euros) em Moçambique podia ter acontecido em Portugal, se não houvesse resistências à plantação de eucaliptos. O projecto florestal em Moçambique, ao longo de cerca de 350 mil hectares nas províncias da Zambézia e de Manica, "é muito grande e vai representar, numa só fábrica, mais ou menos o mesmo que a celulose produzida em Portugal", afirmou o empresário.
Mil milhões para Vilamoura. Vilamoura vai receber um projecto de investimento que deverá ascender a mil milhões euros e tem o objectivo de desenvolver o empreendimento turístico, com 400 hectares. Os parceiros financeiros de Vilamoura, liderados pelo Santander, estão preparados para o financiamento da construção destes projectos e para apoiar os potenciais investidores, afirmam os promotores de Vilamoura em comunicado. Vilamoura é agora propriedade da Lone Star, uma gestora de fundos norte-americana.
Portugal ao mesmo ritmo da Zona Euro. O crescimento da economia portuguesa já era conhecido. Agora, uma revisão em alta de 0,3 pontos percentuais da variação do PIB da Zona Euro, colocou o crescimento médio dos países da moeda único ao mesmo nível de Portugal: 1,5%. Malta foi a economia que mais cresceu, Finlândia foi a única a estagnar.
General Electric já pode comprar Alstom. A Comissão Europeia deu luz verde à compra da Alstom por parte da General Electric. Os norte-americanos deverão pagar 17 mil milhões de dólares pela área de negócio energética do grupo francês. A General Electric comprometeu-se a vender à italiana Ansaldo Energia SpA activos relativos a turbinas de gás. Esta promessa ajudou a aliviar alguns receios de Bruxelas relativos a práticas anti-concorrenciais.
Investimento gold recupera. O investimento realizado em Portugal através dos vistos gold superou os 20 milhões de euros, em Agosto, o que corresponde a uma recuperação face aos dados de Julho, mês durante o qual o investimento foi de seis milhões. Os dados foram divulgados esta terça-feira pela Confederação Portuguesa da Construção e do Imobiliário (CPCI).
Discos Pedidos. Ulisses Pereira está de regresso com os Discos Pedidos, analisando a acção da Sonae SGPS.
O vídeo do dia. O crédito e o consumo estão relacionados? Nuno Aguiar, jornalista do Negócios, responde a esta pergunta.