Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Vettel: o mais novo a alcançar o "tri", na senda de Fangio e Schumacher

O alemão Sebastian Vettel tornou-se hoje no mais jovem tricampeão mundial de Fórmula 1 e no terceiro piloto a conquistar três títulos consecutivos, após o Grande Prémio do Brasil, última prova do campeonato.

25 de Novembro de 2012 às 18:26
  • ...
Numa prova marcada por diversas incidências, entre as quais um quase comprometedor pião de Vettel (Red Bull) na primeira volta, o alemão conseguiu controlar a sua posição em relação ao espanhol Fernando Alonso (Ferrari) na fase final da corrida, disputada em condições muito difíceis devido à chuva, tendo a prova, que foi ganha pelo britânico Jenson Button (McLaren), terminado mesmo com o "safety car" em pista.

Aos 25 anos e 140 dias, Vettel segue assim na perseguição de recordes e imita agora o argentino Juan Manuel Fangio e o seu compatriota Michael Schumacher, os dois pilotos mais titulados da história, com Fangio a ter conquistado cinco ceptros e o Schumacher sete.

Depois de um primeiro e difícil título em 2010 e do "passeio" em 2011, em que conquistou o ceptro a quatro provas do fim, Vettel voltou a precisar da última corrida para se sagrar campeão, tendo hoje voltado a ver o seu título perigar, mas no final da corrida acabou por festejar novo título, ao ser sexto, conseguindo terminar o campeonato com três pontos de vantagem para Alonso, segundo na prova brasileira.

Depois de uma primeira fase da época complicada, com apenas um triunfo (Bahrein) até à pausa de verão, em agosto, Vettel teve um mês de Outubro perfeito, com três conquistas em outros tantos grandes prémios (Japão, Coreia do Sul e Índia), antecedidos por uma vitória em Singapura.

Esta série de triunfos permitiu-lhe ascender à liderança, que não voltou a largar, confirmando agora o tricampeonato com no circuito de Interlagos.

Na última temporada, Vettel já tinha batido o recorde de precocidade de Fernando Alonso, ao tornar-se, aos 24 anos e 98 dias, o mais novo bicampeão do Mundo, tirando quase um ano ao máximo do espanhol, que, em 2006, tinha "bisado" aos 25 anos e 85 dias, e mais de dois ao de Schumacher, que conquistou o segundo título com 26 anos e 292 dias, em 1995.

Em 2010, o piloto da Red Bull já tinha sido coroado o mais jovem campeão mundial da história da Fórmula 1, retirando quase meio ano à idade com que o britânico Lewis Hamilton arrebatou o cetro em 2008 e dando continuidade ao desempenho em 2009, quando se sagrou o mais precoce vice-campeão do Mundo.

Schumacher, Alonso e Hamilton estão a ser varridos por Vettel dos livros dos recordes da Fórmula 1: em 2007, tornou-se o piloto mais jovem a pontuar, na primeira prova em que participou, ao levar o BMW Sauber ao oitavo lugar no Grande Prémio dos Estados Unidos, e, alguns meses mais tarde, foi o mais jovem a liderar uma corrida, no Japão, já ao volante de um Toro Rosso.

Os espectadores do Grande Prémio de Itália de 2008 assistiram a uma série de máximos de precocidade estabelecidos pelo prodígio alemão, ainda na equipa satélite da Red Bull.

Em apenas um fim-de-semana, Vettel tornou-se o mais jovem a obter a "pole position", a ganhar uma corrida e, consequentemente, a subir ao pódio e conquistar uma "dobradinha".

Em 2009, no Grande Prémio da Grã-Bretanha, fixou um novo marco de precocidade, ao conquistar a "pole", ganhar a corrida e estabelecer a volta mais rápida na mesma prova.

No ano seguinte, Vettel partiu para a última prova na terceira posição do campeonato, a 15 pontos do líder Alonso, mas conseguiu sair de Abu Dhabi com o título mundial, num ano em que ajudou a Red Bull a vencer o seu primeiro campeonato de construtores e foi o piloto mais jovem a repetir a vitória na mesma corrida, no Grande Prémio do Japão.

Em 2011, Vettel igualou o máximo de Alonso de 2006, com nove corridas consecutivas concluídas nos dois primeiros lugares no mesmo ano e bateu, com 15, o recorde de "poles" na mesma temporada, que Nigel Mansell fixara em 14 em 1992.

Vettel começou a reescrever a história da Fórmula 1 a partir do momento em que se sentou num monolugar. Em 2006, assumiu-se como o piloto mais jovem a participar num Grande Prémio, na Turquia, ainda que como terceiro piloto, tendo mesmo estabelecido a volta mais rápida da sessão.

Tal como a maioria dos atuais pilotos da Fórmula 1, começou muito novo a competir no karting, mas o único grande título fora da modalidade rainha surgiu em 2004, ao sagrar-se campeão da Fórmula BMW ADAC, numa carreira que passou também pela Fórmula 3 e pela Fórmula Renault.



Nome: Sebastian Vettel.

Naturalidade: Heppenheim (Alemanha).

Data de nascimento: 03 de Julho de 1987.

Equipa na F1: Red Bull-Renault.

Estreia na F1: GP Estados Unidos (2007).

Primeira vitória na F1: GP Itália (2008).

GP de F1 disputados: 101.

Vitórias na F1: 26.

Pole positions na F1: 36.

Pódios na F1: 46.

Vitórias no Mundial de F1 de 2012: GP Bahrein, GP Singapura, GP Japão, GP Coreia do Sul, GP Índia.

Títulos: campeão Fórmula BMW ADAC (2004), campeão mundial F1 (2010, 2011, 2012).

Ver comentários
Saber mais Vettel Fórmula 1
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio