Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Sindika Dokolo comprou casa Manoel de Oliveira

O empresário e coleccionador de arte africana, Sindika Dokolo, casado com a empresária angolana Isabel dos Santos, comprou a casa Manoel de Oliveira, no Porto, que esta segunda-feira foi a leilão.

18 de Janeiro de 2016 às 17:30
  • ...
O coleccionador de arte africana, Sindika Dokolo, comprou a casa Manoel de Oliveira, colocada à venda esta segunda-feira, 18 de Janeiro, pela autarquia portuense, por 1,58 milhões de euros. Esta aquisição de Sindika Dokolo, casado com a empresária angolana Isabel dos Santos, foi confirmada pelo próprio ao Negócios.

Sindika Dokolo explica que a casa Manoel de Oliveira vai ser usada como a sede na Europa da Fundação que tem o seu nome. "A ideia de comprar a casa surgiu durante a minha estada no Porto. Fiquei bastante entusiasmado com o 'feeling' do Porto e a casa será a sede da minha Fundação fora de África", afirmou Sindika Dokolo ao Negócios.

A compra da casa foi efectuada através da empresa Supreme Treasure, a qual tem sede na Avenida da Liberdade, em Lisboa, precisamente no mesmo endereço onde está sediada a Santoro, a "holding" de Isabel dos Santos para os negócios em Portugal. Entre os finalidades desta empresa contam-se a "exploração de museus, monumentos, edifícios e outros sítios históricos, incluindo a preservação e a exposição dos objetos, sítios e recursos naturais de interesse histórico, cultural e educacional".

Sindika Dokolo esteve no Porto em Março de 2015, onde apresentou a exposição "You Love Me, You Love Me Not", a qual mostrou ao público mais de 50 artistas africanos contemporâneos que fazem parte da sua colecção. "Trata-se da mais importante mostra da colecção da Fundação Sindika Dokolo alguma vez concretizada", afirmou na ocasião a Camâra Municipal do Porto em comunicado publicado sobre a exposição que então esteve presente na Galeria Municipal Almeida Garrett.  

Sindika Dokolo refere, ao Negócios, que encontrou semelhanças entre o Porto e Barcelona no que respeita à dinâmica cultural e explica que a casa Manoel de Oliveira, da autoria do arquitecto Souto Moura, será utilizada como residência para artistas africanos e como espaço para a concepção de projectos envolvendo criadores africanos e europeus. O objectivo é "tornar o Porto ainda mais cosmopolita e mais cultural", adiantou. 

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, citado pela agência Lusa, diz que a venda da casa "é mais do que um alívio" porque "existia uma preocupação grande" por estar "ao abandono", pelo que "além do interesse monetário" da venda, também é resolvido um problema de reabilitação". Em Janeiro de 2016, a autarquia  havia anunciado a abertura de um novo processo de venda após o fracasso da primeira tentativa, a 21 de Dezembro de 2015. 

 

Em Junho de 2015, o vice-presidente da Fundação Sindika Dokolo, Fernando Alvim,já referia em declarações à Lusa que a instituição estava à procura de um edifício para acolher a sua futura sede, estando a casa Manoel de Oliveira entre os espaços já visitados, para além do Palacete Pinto Leite ou o Palácio das Artes da Fundação da Juventude, entre outros. Agora, Sindika Dokolo, concretizou a compra da casa debruçada sobre a foz do Douro.

Sindika Dokolo, nascido a 16 de Maio de 1972 no antigo Zaire, actual República Democrática do Congo, casou-se em 2003 com a empresária angolana Isabel dos Santos.

Em Março de 2015, Sindika Dokolo recebeu a medalha municipal de Mérito, Grau Ouro, pela Câmara Municipal do Porto, uma homenagem e reconhecimento da cidade pelo seu contributo para a cultura local.

A colecção de arte da Fundação Sindika Dokolo é composta por mais de 3.000 obras, entre pinturas, gravuras, fotografias, vídeos e instalações, da autoria de 90 artistas, de 25 países, e foi já apresentada em alguns dos principais palcos da Arte no mundo, como a ARCO, em Madrid, a Bienal de Veneza e o Espaço OCA, em São Paulo. 

(Notícia actualizada às 18h23 com os dois últimos parágrafos)




Ver comentários
Saber mais Sindika Dokolo Angola Áfrrica arte Porto Isabel dos Santos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio