Notícia
Governo confirma José Pedro Croft na Bienal de Veneza
O artista plástico vai representar Portugal na edição de 2017 da exposição internacional de arte. A curadoria é de João Pinharanda, cujo nome também foi designado num despacho conjunto do Governo.
O Governo designou oficialmente o artista plástico José Pedro Croft como representante nacional na Bienal de Veneza 2017, que se realizará naquela cidade italiana entre 13 de Maio e 26 de Novembro do próximo ano.
Segundo um despacho conjunto da secretária de Estado dos Assuntos Europeus, Margarida Marques (na foto), e do secretário de Estado da Cultura, Miguel Honrado, a este artista nascido no Porto em 1957 caberá a "concepção e produção das obras" que vão representar Portugal na 57.ª edição desta exposição internacional de arte.
O representante português, que sucede a João Louro e tem obras incluídas na Fundação Calouste Gulbenkian, em Serralves e no Museu Berardo, entre outros, foi designado sob proposta do curador João Pinharanda. O nome do historiador de arte também foi confirmado esta segunda-feira, 8 de Agosto, em Diário da República.
O despacho agora publicado define que o curador escolhido pelo Executivo liderado por António Costa deve "conceber os textos e disponibilizar todos os materiais necessários para o catálogo e exposição, assegurando igualmente todas as tarefas indispensáveis ao cumprimento da calendarização" do evento.
No desempenho das suas funções, definem ainda os mesmos diplomas, tanto o curador como o artista, que deverá expor na ilha de Giudecca, em Veneza, contarão com o apoio técnico da Direcção-Geral das Artes, a entidade responsável pela organização e promoção da representação oficial portuguesa na Bienal 2017.