Notícia
Espanha atrai grandes produções cinematográficas com redução de impostos
Várias produções cinematográficas norte-americanas, como a série Guerra dos Tronos, vão ser filmadas em Espanha. A entrada em vigor, este ano, de vários incentivos fiscais para as produções cinematográficas, combinada com a diversidade paisagística espanhola atraem séries e filmes internacionais.
A série Guerra dos Tronos, produzida pelo canal norte-americano HBO, está a rodar grande parte da sua sexta temporada em Espanha, em localidades como Castellón e Girona. Segundo o jornal espanhol Expansión, esta não será a única produção que terá como cenário cidades espanholas: o quinto filme da saga Bourne, protagonizada por Matt Damon também será rodado em Espanha, Tenerife.
Depois do "boom" nas décadas de 60 e 70, com as planícies espanholas a servirem de cenário a "westerns" americanos, Hollywood volta agora a Espanha graças à nova regulamentação, que entrou em vigor a 1 de Janeiro deste ano. Esta regulamentação introduz importantes incentivos fiscais, com deduções até 15% para as produções que se realizem no país e mais do que o dobro caso sejam rodados nas Canárias, explicam ao Expansión José María Méndez e Rodrigo Ogea, do escritório de advocacia internacional Baker & McKenzie.
Até Junho deste ano, o interesse dos produtores era limitado, já que a norma não deixava claro que gastos eram dedutíveis e quais não eram. A HBO, que já tinha gravado em Espanha algumas cenas da quinta temporada da Guerra dos Tronos, foi a primeira a apostar em Espanha depois da nova regulamentação.
Segundo a Baker & McKenzie, esta regulamentação espanhola nem é das mais ambiciosas, já que em países como o Reino Unido e a Hungria as deduções chegam a ultrapassar os 25%. Além disso, em Espanha existe um limite de 2,5 milhões de euros em deduções, levando a que a fiscalidade seja irrelevante para produções que superem os 17 milhões de euros, uma quantidade modesta para as produções multimilionárias de Hollywood.
As produtoras cinematográficas estão agora a virar-se para o mercado espanhol porque, além de ser um país com um custo de vida mais barato que o Reino Unido ou Hungria, as paisagens espanholas oferecem os cenários variados que as produtoras necessitam.