Notícia
13 quadros de Picasso vendidos por 155 milhões de dólares
Foram 13 os quadros de Picasso vendidos em dois dias por 155 milhões de dólares (126,9 milhões de euros) à Gurr Johns, uma empresa internacional de aquisição e consultoria de arte, refere a Bloomberg.
A Gurr Johns, que compra e vende em nome de clientes, adquiriu quatro peças do artista espanhol, num total de 102,4 milhões de dólares, à Sotheby's, esta quarta-feira. Um dia antes, a empresa já tinha adquirido pelo menos mais nove outras obras da Picasso na Christie's, por 54 milhões de dólares, segundo a Bloomberg.
O principal e também o mais caro trabalho do pintor espanhol foi um quadro de 1937 que retrata a jovem musa e amante de Picasso, Marie-Therese Walter (na foto). O quadro foi vendido por 68,92 milhões de dólares, superando as estimativas da Sotheby's. O vendedor do quadro foi um membro da família de Picasso que preferiu manter o anonimato.
Por outro lado, o quadro mais barato de entre todas as obras vendidas de Picasso foi o "Citron et verre" de 1922, avaliado em 543,5 dólares.
"Estou a ter dificuldade em imaginar quem gostaria de comprar tantos Picassos de uma só vez", salienta David Nash, especialista de arte citado pela Bloomberg. "A verdadeira questão é: para quem é que a Gurr Johns estava a comprar? E com que propósito?". A agência noticiosa salienta que não é ainda claro se a empresa com escritórios em Londres e Los Angeles, entre outras localizações, estava a comprar quadros para um único cliente ou vários.
Picasso foi destituído como o artista mais caro em leilão por Leonardo Da Vinci, em Novembro passado, com uma obra vendida por 450 milhões de dólares (368,3 milhões de euros).