Notícia
UE vai comprar 200 milhões de vacinas contra covid-19 à Johnson & Johnson
A Comissão Europeia pretende fechar um acordo com a Johnson & Johnson para a compra de 200 milhões de vacinas contra a covid-19 e a opção de adquirir mais 200 milhões de doses adicionais.
A Comissão Europeia finalizou esta quinta-feira as negociações preliminares com a Johnson & Johnson para a compra de uma potencial vacina contra a covid-19. O pré-acordo prevê a aquisição de 200 milhões de doses da vacina, a distribuir por todos os Estados-membros, e a opção de comprar mais 200 milhões de doses.
A Comissão informa, em comunicado, que tal como já havia feito com a Sanofi-GSK a 31 de julho, continua a negociar com outros fabricantes de vacinas.
"As vidas dos nossos cidadãos e a nossa economia precisam de uma vacina segura e eficaz contra o coronavírus. As negociações de hoje colocam-nos mais perto de alcançarmos esse objetivo", refere a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, citada no comunicado.
Vários países e farmacêuticas têm anunciado acordos para o fornecimento de vacinas que estão a desenvolver. A farmacêutica Moderna revelou esta semana que chegou a acordo com o governo dos Estados Unidos para fornecer 100 milhões de doses da vacina que está a desenvolver contra o novo coronavírus responsável pela pandemia da covid-19.