Notícia
INE e Banco de Portugal vão medir o pulso ao efeito da covid-19 nas empresas
Os primeiros resultados dos inquéritos vão ser publicados a 15 de abril.
O Instituto Nacional de Estatística (INE) e o Banco de Portugal anunciaram esta quarta-feira que vão estão a realizar um "inquérito às empresas com o objetivo de identificar os efeitos da pandemia COVID-19 na sua atividade".
Os resultados do inquérito serão divulgados semanalmente em simultâneo pelo INE e pelo Banco de Portugal, prevendo-se que a primeira edição ocorra a 15 de abril de 2020.
"A rápida disponibilização de informação estatística sobre o impacto da pandemia de COVID-19 é essencial para a tomada de decisões", argumentam as duas entidades, referindo que o questionário será semanal e de resposta rápida "sobre o volume de negócios, o número de trabalhadores, a utilização de instrumentos de apoio criados pelo Governo, as disponibilidades de liquidez, o recurso ao crédito e os preços praticados".
Acrescenta que "o inquérito será dirigido a um conjunto alargado de pequenas, médias e grandes empresas representativas dos diversos setores de atividade e manter-se-á ativo enquanto se justificar".