Notícia
Bélgica confirma primeiro caso de nova variante B.1.1.529 na Europa
A Bélgica confirmou esta sexta-feira o primeiro caso da nova variante da covid-19, até agora identificada como B.1.1.529. É o primeiro caso desta variante na Europa.
As autoridades belgas confirmaram esta sexta-feira que foi identificado um caso de infeção com a nova variante B.1.1.529, detetada na África do Sul. Este é o primeiro caso desta nova variante em solo europeu.
De acordo com o ministro da Saúde Belga, Frank Vandenbroucke, citado pela imprensa internacional, trata-se de um caso detetado numa pessoa não vacinada.
Ainda segundo este responsável, esta pessoa terá viajado do estrangeiro para a Bélgica, tendo testado positivo a 22 de novembro.
Esta variante foi detetada primeiro na África do Sul e o facto de estar a demonstrar uma aparente resistência às vacinas está a deixar as autoridades de saúde mundiais em alerta. Devido à nova variante, o Reino Unido anunciou esta quinta-feira a suspensão temporária de voos oriundos de seis países africanos, incluindo a África do Sul.
O surgimento desta variante, que já foi detetada também no Botswana e em Hong Kong, está a pesar nos mercados nesta sessão. O Stoxx 600, por exemplo, está a ceder 2,86% nesta altura. O petróleo está também a tombar: o WTI cai quase 5,5% para 74,1 dólares, enquanto o brent está a ceder 5% para 78,09 dólares.
A par de outros países europeus, também a Bélgica está a endurecer as medidas na tentativa de conter a propagação de mais casos de covid-19. O primeiro-ministro belga anunciou o encerramento de discotecas durante três semanas e também restrições às festas privadas.
(notícia atualizada)