Notícia
Volume de negócios nos serviços aprofunda queda em Fevereiro
O índice de volume de negócios nos serviços recuou 3,5% em Fevereiro em termos homólogos. Apesar desta queda verificaram-se aumentos no emprego e nas remunerações.
O volume de negócios nos serviços acentuou a queda em Fevereiro. De acordo com os dados divulgados esta sexta-feira, 10 de Abril, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o índice de volume de negócios nos serviços registou uma variação homóloga nominal de -3,5% no segundo mês de 2015. Este valor contrasta com os -3,1% registados no mês anterior.
"A secção de comércio por grosso, reparação de veículos automóveis e motociclos apresentou o contributo mais relevante para a variação do índice agregado, -3,0 pontos percentuais, em resultado de uma diminuição de 5,4% (variação de -4,1% em Janeiro)", esclarece o INE. Em termos mensais, este índice teve uma diminuição de 1,1%.
Por outro lado, em termos de emprego nos serviços verificou-se um aumento homólogo de 2,0% em Fevereiro, um valor que compara com os 1,9% registados no mês anterior.
As remunerações efectivamente pagas também registaram um crescimento mas para 3,4% em termos homólogos (3,7% em Janeiro).
Quanto ao índice de volume de trabalho, medido pelo número de horas trabalhadas ajustadas dos efeitos de calendário, verificou-se "uma variação homóloga de -0,1% em Fevereiro", de acordo com o INE. Este resultado compara com os 0,4% registados em Janeiro.