Notícia
Sector dos serviços abranda queda em Outubro
O volume de negócios no sector dos serviços caiu 2,3% em Outubro face ao mesmo mês do ano passado, uma queda menos intensa do que a verificada em Setembro.
O índice que mede o volume de negócios nos serviços registou em Outubro uma variação negativa de 2,3%, o que traduz uma queda menos intensa do que a descida de 4,7% verificada em Setembro.
De acordo com os dados publicados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística, a queda registada em Outubro é a menos intensa desde Junho deste ano, sendo que nos 12 últimos meses a variação homóloga foi sempre de sinal negativo.
A variação mensal (Outubro contra Setembro deste ano) foi positiva em 3,6% e a variação média dos 12 últimos meses passou de -2,2% em Setembro para -2% em Outubro.
Segundo o INE, o "contributo mais relevante para este comportamento foi apresentado pelo índice da secção de comércio por grosso; reparação de veículos automóveis e motociclos, que passou de uma variação de -6,8%, em Setembro, para -3,3% em Outubro".
A variação homóloga do índice de emprego nos serviços manteve-se em 1,3% em Outubro, enquanto o índice de remunerações efectivamente pagas apresentou um aumento homólogo de 1,5% em Outubro, abaixo da taxa de 1,8% registada em Setembro.
Já o índice de volume de trabalho, medido pelo número de horas trabalhadas, ajustado de efeitos de calendário, apresentou uma variação nula em Outubro.