Notícia
Queda da inflação acelera na Zona Euro
A taxa de inflação na Zona Euro recuou para -0,6%, em Janeiro, o que corresponde à taxa mais baixa de sempre.
A taxa de inflação na Zona Euro desceu de -0,2%, em Dezembro, para -0,6% em Janeiro, revelam os dados revelados pelo Eurostat esta sexta-feira, 30 de Janeiro. Esta é a taxa mais baixa de sempre, em ex aequo com Julho de 2009.
A contribuir para este comportamento terá estado a generalidade dos segmentos: a energia acelerou a queda, os preços da alimentação, bebidas alcoólicas e tabaco também desceram, bem como os preços dos bens industriais. A excepção terá sido o segmento dos serviços, cujos preços terão aumentado 1%, segundo a mesma fonte.
A taxa de inflação "core", ou seja, excluindo a energia e a alimentação, abrandou para 0,5%, em Janeiro, quando em Dezembro, tinha-se fixado em 0,7%. A leitura de Janeiro é assim a mais baixa desde que o euro entrou em vigor (1999), realça a Bloomberg.
A taxa de inflação tem representado uma dor de cabeça para o Banco Central Europeu (BCE), cuja principal missão é garantir a estabilidade de preços, com a meta a ser uma taxa em torno dos 2%.
E o BCE tem implementado medidas para combater a queda dos preços. Ainda na semana passada, a autoridade anunciou o programa de compra de dívida pública e privada no montante de até 60 mil milhões de euros por mês. Este programa tem como objectivo travar a queda da inflação e injectar liquidez no mercado que permita financiar a economia.
(Notícia actualizada às 10h23 com mais informação)