Notícia
Proteccionismo atinge o nível mais elevado desde o início da crise
O proteccionismo em torno do comércio global atingiu o nível mais elevado desde o início da crise financeira, numa clara ameaça ao crescimento económico.
Desde Junho de 2012 foram impostas mais 431 novas medidas proteccionistas, comparadas com as 141 criadas para liberalizar o comércio, segundo a Global Trade Alert, uma organização criada em 2009 por Simon Evenett, professor da Universidade de St. Gallen, na Suiça.
Com o comércio na agenda da próxima reunião do G-8, no Reino Unido, o relatório salienta que as nações que estarão presentes no encontro são responsáveis por quase um terço das medidas proteccionistas criadas nos últimos anos.
“Os países que compõem o G-8 tem uma participação muito significativa na preservação de um sistema de comércio aberto”, afirmou Evenett. “Cada medida proteccionista é uma térmita que impede a recuperação económica”.
Os líderes da Rússia, Alemanha, França, Estados Unidos, Japão, Itália e Canadá vão juntar-se ao primeiro ministro do Reino Unido, David Cameron, na Irlanda do Norte, a 17 e 18 de Junho.