Notícia
Produção industrial acelera em Julho
Os números do INE dão conta de um aumento de 6,4% em termos homólogos e de 2% em cadeia, no mês em que estreia uma nova série de índices de Produção Industrial tomando o ano 2015 como base 100.
A actividade industrial em Portugal acelerou no mês passado, crescendo tanto em cadeia como em termos homólogos a um ritmo superior ao verificado em Junho.
Os dados conhecidos esta quarta-feira, 30 de Agosto, divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística, referem que a produção industrial avançou em Julho 6,4% em relação ao mesmo mês do ano passado (uma subida de 2,7 pontos percentuais face ao verificado em Junho). Para esta subida contribuíram os sectores de bens de consumo e energia, tal como os bens intermédios e de investimento.
Já entre Junho e Julho (em cadeia) o crescimento foi de 2%, contra uma retracção de 0,2% que tinha sido verificada entre Maio e Junho. A apreciação é justificada pelo contributo positivo do agrupamento de energia, enquanto os agrupamentos e bens de investimento e bens de consumo contribuíram negativamente para o resultado.
O INE refere ainda que os dados relativos a Julho estreiam uma nova série de índices de produção industrial, em que os valores recuam até Janeiro de 2005 e que tomam o ano de 2015 como a base 100.
"O processo de mudança de base ocorre no quadro dos regulamentos da União Europeia. A base 2015=100 do IPI reflecte a utilização de uma nova amostra de empresas e de produtos, tendo-se procedido também à actualização da estrutura de ponderadores, que determinou o aumento do peso relativo dos bens de consumo não duradouro e a redução do peso dos bens intermédios. Estas alterações originaram revisões dos resultados anteriormente publicados, que se apresentam de forma resumida na nota final," lê-se na nota.