Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Portugal foi o terceiro país que mais beneficiou dos fundos do BEI em 2018

Portugal foi o terceiro país da União Europeia que mais apoio financeiro recebeu do Banco Europeu de Investimento (BEI) em 2018: foram quase 2 mil milhões de euros, perto de 1% do PIB.

Lusa
08 de Fevereiro de 2019 às 11:50
  • ...
Portugal recebeu, no ano passado, 1.979 milhões de euros em financiamento do BEI, o que representa quase 1% do PIB português, disse a vice-presidente da instituição, Emma Navarro. 

"Portugal é o terceiro país da União Europeia que [em percentagem do PIB] mais beneficia do nosso financiamento", afirmou Emma Navarro, numa conferência de imprensa nesta sexta-feira, 8 de fevereiro, para apresentar os resultados do BEI em 2018. 

O financiamento do BEI em Portugal cresceu 4% relativamente ao ano anterior. Em 2017, o montante financiado totalizou 1.096 milhões de euros. Em 2016, o financiamento chegou aos 1.780 milhões de euros.

"Portugal é dos poucos países onde o nosso financiamento sobe", afirmou Emma Navarro. Para a vice-presidente do BEI, a tendência de subida verificada nos últimos anos "é positiva".

Portugal é também um dos principais beneficiários do financiamento do BEI no âmbito do Plano Juncker. Desde o lançamento da iniciativa, em 2015, o BEI aprovou 2.488 milhões de euros para financiar 39 projetos no país ao abrigo deste plano, um volume que deverá mobilizar mais de 8,8 mil milhões de euros.

Também neste caso, Portugal é o terceiro que mais beneficiou, ficando atrás apenas da Grécia e Estónia. 

Os empréstimos do Plano Juncker chegam pelo BEI, que também tem linhas de financiamento acordadas com a banca e com o Governo.


Quase metade do financiamento para pequenas e médias empresas

Uma parte significativa do financiamento concedido pelo banco da UE a Portugal destinou-se à promoção das pequenas e médias empresas: foram 904 milhões de euros, quase 46% do total, disponibilizado para 3.950 empresas. 

Projetos para o combate às alterações climáticas receberam 503 milhões de euros e os de infraestruturas receberam 499 milhões de euros, e, juntos, representam cerca de metade do financiamento do BEI. Por fim, à área da inovação foram destinados 73 milhões. 

Perspetivas positivas para 2019

Apesar do abrandamento económico previsto para o próximo ano na Zona Euro, Emma Navarro mostrou-se confiante de que o montante de financiamento distribuído pelo BEI se mantenha "positivo e a crescer" no próximo ano.

Sem querer especificar montantes, até porque o sistema de financiamento do BEI não prevê quotas por país, a vice-presidente do BEI disse que Portugal tem "um bom portefólio" de projetos, que estão alinhados com os objetivos previstos pelo banco europeu para promover a economia da UE.
Ver comentários
Saber mais Portugal BEI fundos
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio