Outros sites Medialivre
Notícias em Destaque
Notícia

Maiores clientes das exportações portuguesas aceleram em 2015

Previsões da Comissão Europeia colocam Portugal a crescer abaixo de Espanha, Irlanda e Grécia no próximo ano

Negócios 05 de Maio de 2014 às 23:00
  • ...

O principal motor da economia portuguesa tem espaço para continuar em alta, uma vez que as exportações nacionais devem beneficiar este ano e em 2015 com a aceleração das economias dos países que são responsáveis pela maior parte das vendas de Portugal ao exterior.

 

De acordo com as previsões de Primavera da Comissão Europeia (CE), reveladas esta segunda-feira, as economias de Espanha, Alemanha e França - países que representam cerca de dois terços das exportações portuguesas - vão conseguir uma aceleração significativa no próximo ano. Destaque para Espanha, o maior parceiro comercial de Portugal, que irá crescer 2,1% em 2015, bem como para a Alemanha, país que continuará a puxar pela economia europeia, com o PIB a crescer 2%. Já a França observará um crescimento mais modesto (Bruxelas reviu a previsão de crescimento do PIB para 1,5%).

 

Quanto a Portugal, a CE não mexeu nas estimativas que a "troika" e o Governo inscreveram na 11ª avaliação, que apontam para uma taxa de crescimento do PIB de 1,2% este ano e 1,5% em 2015. Estas previsões incorporam um crescimento das exportações de 5,7% este ano e em 2015, o que traduz um abrandamento face ao ritmo de crescimento verificado em 2013 (6,1%).

 

Daí que se as empresas portuguesas, como nos últimos anos, continuarem a ganhar quota de mercado, há espaço para que as exportações nacionais voltem a surpreender, superando as previsões oficiais.

 

Portugal cresce menos que a Irlanda e Grécia em 2015

 

Nas estimativas ontem divulgadas, Bruxelas manteve a sua previsão de crescimento para a Zona Euro este ano (1,2%), tendo revisto em ligeira baixa (uma décima, para 1,7%) a previsão para 2015. Ainda assim, a Comissão salienta o caminho de recuperação económica na região. "Há sinais genuínos de que uma mais duradoura recuperação está a ter lugar na União Europeia e na Zona Euro. A recuperação, no entanto, mantém-se gradual, já que os efeitos da crise económica e financeira - elevados níveis de endividamento, desemprego, incerteza e fragmentação - continuam a sentir-se", aponta a CE.

 

Assim, a economia portuguesa vai igualar a Zona Euro este ano e voltar a divergir em 2015. A confirmarem-se as previsões de Bruxelas, serão 11 os países do euro que vão registar uma taxa de crescimento superior a Portugal no próximo ano. A Irlanda destaca-se com o PIB a crescer 3%, surgindo logo de seguida a Grécia, que depois de seis anos de recessão voltará a terreno positivo este ano, para em 2015 crescer 2,9%. Portugal, a par do Chipre, será o único dos países resgatados a registar um crescimento abaixo da média do euro no próximo ano.

Ver comentários
Saber mais Comissão Europeia Previsões da Primavera desemprego taxa de desemprego
Outras Notícias
Publicidade
C•Studio